O Grêmio terá a chance de encerrar nesta quarta-feira, 19h30min, contra o Vitória, uma incômoda sequência de três meses sem vencer fora de casa no Brasileirão. Um resultado positivo na Arena Fonte Nova, em Salvador, pode até conduzir o time ao G-6, em caso de tropeços de Atlético-PR, Corinthians e Botafogo.
Até por isso, a classificação à Libertadores é tratada por Renato Portaluppi como "quase obrigação". Em entrevista após o treino de ontem, o técnico deixou claro que as duas vagas extras via Brasileirão, mais a possibilidade de título na Copa do Brasil, aumentaram a responsabilidade de sua equipe.
– Com o G-6, são duas chances a mais. É procurar aproveitar. A Copa do Brasil continua na mesma, e agora, mais do que nunca, precisamos do G-6. Estamos a dois pontos. Torna-se quase uma obrigação estar na Libertadores – observa Renato.
Leia mais
Vitória x Grêmio: tudo que você precisa saber para acompanhar a partida
Renato trabalha a bola parada no último treino antes do jogo com Vitória
Com G-6, Libertadores é "quase uma obrigação para o Grêmio", diz Renato
Nesta noite, o Grêmio reencontrará Argel Fucks. Foi justamente sobre o técnico do Vitória que o time venceu fora de casa pela última vez no Brasileirão: no Gre-Nal do primeiro turno, realizado no Beira-Rio no início de julho. Desde então, o Grêmio jogou sete vezes fora da Arena pelo Brasileirão: empatou com o lanterna América-MG e perdeu seis jogos, com destaque para as goleadas sofridas para Coritiba (4 a 0) e Ponte Preta (3 a 0), que derrubou o técnico Roger Machado.
É bem verdade que, no final de agosto, ainda com Roger, o Grêmio venceu o Atlético-PR por 1 a 0 na Arena da Baixada. Mas o jogo era válido pelas oitavas de final pela Copa do Brasil. Desde a chegada do técnico Renato, o único jogo como visitante ocorreu contra o Cruzeiro, no Mineirão, sábado passado. Da derrota com gol de bola aérea, em mais uma desatenção da defesa, o treinador disse ter tirado lições.
– Precisamos ter mais atenção e aproveitar as chances de gol. Contra o Cruzeiro, tivemos três e perdemos. É ser mais malandro, como digo. Tem de ter atenção os 90 minutos. Contra o Cruzeiro, não ficamos atentos em uma jogada e perdemos. O adversário tem de vencer por méritos, não porque demos oportunidades – entende Renato.
Para vencer em Salvador, o Grêmio terá de frear o crescimento do Vitória. Desde a chegada de Argel, o time tem 75% de aproveitamento em quatro jogos. Com 35 pontos, a equipe está em 13º lugar na tabela e tenta se livrar da ameaça de Z-4. Após a goleada de 4 a 1 sobre a Chapecoense, a imprensa baiana fala até em briga por vaga na Libertadores - o time está a sete pontos do G-6.
– Precisamos tomar cuidado com essa euforia. Temos que fazer logo os 46 pontos que vão nos garantir na Série A. Depois, vamos ver o que poderemos almejar – previne o meia Tiago Real.
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES