O Grêmio terá o retorno de sua espinha dorsal para encarar a Chapecoense nesta quarta, às 19h30min, na Arena Condá. Após a eliminação da Seleção na Copa América, o goleiro Marcelo Grohe e o volante Walace desembarcam na manhã desta terça em Porto Alegre. Além disso, o técnico Roger contará com Luan, que volta ao time após cumprir um jogo de suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Artilheiro do Grêmio neste ano, com nove gols, o garoto teve a semana inteira para se tratar da fascite plantar que voltou a lhe incomodar no pé direito. Para enfrentar a Ponte Preta, quando foi decisivo e marcou o gol da vitória, Luan chegou até a esconder as dores na parte da frente do pé. Segundo o médico Paulo Rabaldo, o atacante agora está recuperado.
– Ele treinou normalmente com o grupo e não sentiu dores – informa Rabaldo.
Leia mais
Ramiro contesta relato de súmula do árbitro: "Ele mentiu"
Roger testa Jaílson no lugar de Maicon no treino do Grêmio
Grêmio deve contar com Grohe e Walace contra a Chapecoense
Os outros dois reforços voltam da Seleção em um momento providencial para Roger. O volante Walace chega para ocupar a vaga de Ramiro, expulso contra o Fluminense, e Marcelo Grohe reassume o gol no lugar de Bruno Grassi. A dupla se reapresenta no CT Luiz Carvalho ao final da manhã desta terça-feira - após desembarcar às 7h em São Paulo, pegam conexão a Porto Alegre, chegando à Capital até o meio-dia, a tempo da viagem a Chapecó.
Para o ex-volante Emerson da Rosa, de longos serviços prestados para a Seleção, a eliminação na Copa América não deve afetar o rendimento da dupla gremista. Mas aumentará a exigência da torcida por atuações de alto nível.
– Eles ficam um pouco imunes em relação à cobrança pelo resultado por não terem jogado. Mas quem está no grupo sente a eliminação. Estar na Seleção é bom, mas te traz mais responsabilidades. Você volta ao clube com a obrigação de dar algo a mais por ter sido convocado – avalia Emerson.
Último treinador a conquistar um título pelo Grêmio - o Gauchão de 2010 -, Silas, hoje no Avaí, gosta da expressão espinha dorsal. Diz que, assim como os volantes e meias são o coração da equipe, bons defensores, armadores e atacantes são indispensáveis para a mecânica de jogo. Ele valoriza muito a volta de Marcelo Grohe, pela experiência acumulada pelo goleiro em 16 anos de clube.
– Em 2010, quando fomos campeões, ele já tinha faixas no peito – lembra o treinador - Grohe havia sido campeão gaúcho em 2006 e 2007.
Ao falar sobre Walace e Luan, Silas elogia a capacidade dos dois jogadores, mas observa que ainda são muito jovens para assumir a responsabilidade de completarem a espinha dorsal de uma equipe.
– São craques, mas ainda inexperientes para uma cobrança mais forte – opina.
"O Luan é uma referência técnica dentro do Grêmio. Precisamos valorizar jogadores com a qualidade que ele tem. A torcida vive uma relação de amor e ódio com ele. Quando o time não vai bem, pela alta capacidade técnica que ele tem, é injustamente criticado"
Emerson da Rosa, ex-volante do Grêmio
Leia outras notícias sobre o Grêmio
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES