Dunga divulgará na primeira semana do mês que vem os nomes dos 18 jogadores, três deles acima de 23 anos, escolhidos para defender o Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio. A seleção estreia contra a África do Sul, no dia 4 de agosto, no superfaturado Estádio Mané Garrincha – o mesmo que abrigou jogos da Copa do Mundo de 2014, em Brasília.
Mas a decisão não passará apenas pela cabeça do treinador gaúcho. Responsável pelas categorias de base da CBF, o baiano Rogério Micale, 47 anos, terá papel importante na hora da definição do time olímpico. Bom para os gremistas Walace e Luan, sempre elogiados por Micale.
Rodrigo Dourado estava bem cotado. Machucado desde o final de março e ainda sem data de volta ao time definido, perdeu espaço.
Walace tem Thiago Maia, do Santos, e Matheus Sales, do Palmeiras, como fortes concorrentes. Na posição de Luan a competitividade é maior. Gabriel, do Santos, faz parte da Seleção que disputará a Copa América Centenária e marcou um gol na vitória sobre o Panamá, no domingo passado à noite, nos EUA.
Vinícius Araújo, do Cruzeiro, Gabriel Jesus, do Palmeiras, e Luciano, do Corinthians, e Malcolm, do Bordeaux, da França, competem pela vaga.
Antes da convocação, Walace e Luan têm mais 10 rodadas do Brasileirão para mostrar que merecem lutar pelo inédito ouro olímpico. Se chamados, desfalcarão o time em pelo menos oito rodadas (ou 24 pontos) no Brasileirão.