Se a situação do Grêmio no grupo 6 da Libertadores não chega a ser confortável, pelo menos ficou muito mais tranquila com a derrota da LDU para o Toluca na noite desta terça-feira, no México. Com o resultado, o time de Roger Machado se manteve na zona de classificação e com dois pontos a mais em relação aos equatorianos e ao San Lorenzo, adversários diretos na luta pela segunda vaga da chave.
Nas duas rodadas finais, o Grêmio encaminhará a vaga com um empate diante da LDU, no Equador, e uma vitória sobre o Toluca, na Arena. Com estes dois resultados, o time só perderia a vaga caso o San Lorenzo vencesse seus dois jogos restantes e tirasse a diferença de saldo – hoje, o Grêmio tem saldo dois, contra saldo menos dois dos argentinos. Duas vitórias confirmam a vaga gremista sem depender de outros resultados.
Leia mais:
O Tricolor pode até mesmo garantir matematicamente a vaga já na quinta rodada – para isso, basta vencer a LDU e torcer para que o San Lorenzo não vença o Toluca.
O clube mexicano já está classificado às oitavas de final. Segundo as projeções do matemático Tristão Garcia, o Grêmio tem 63% de chances de classificação – o valor subiu em 6% graças à vitória do Toluca. Mesmo na lanterna do grupo por conta do saldo de gols, a LDU tem mais chances de obter a vaga do que o San Lorenzo: 21% contra 16%.
O Grêmio ainda tem uma pequena chance de terminar a fase na liderança do grupo. Para isso, precisa vencer os dois jogos e torcer ainda para que o Toluca some no máximo um ponto diante do San Lorenzo – neste caso, os dois chegariam a 11 pontos, e a definição ocorreria no saldo de gols. Se o Grêmio vencer ambas e o Toluca perder seus dois compromissos restantes, o time gaúcho fica em primeiro lugar por ter um ponto a mais.
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES