Walace foi o craque. Controlou o meio-campo. Defendeu. Atacou. Marcou o gol mais bonito da partida. De fora da área, de pé direito, acertou o gol de Domínguez. O gol ofereceu tranquilidade, o terceiro e último, logo depois do primeiro gol da LDU. O troféu da vitória, dos 3 a 2, é dele, sem discussões, melhor em campo. Mas a classificação antecipada para a fase mata-mata da Copa Libertadores não pertence somente ao volante. É preciso ser estendida.
A vitória envolve todos. O planejamento gremista foi perfeito. Deu tudo certo. O time desembarcou em Quito uma semana antes do jogo decisivo e jogou bem. A comissão técnica estudou o adversário nos mínimos detalhes. O departamento médico recuperou Walace e Bobô. A direção apoiou o projeto. O segredo está na união, no trabalho coletivo e no planejamento.
Leia mais:
Após triunfo e classificação, Roger comemora: "Foi uma vitória maiúscula"
Bolzan exalta qualidade do grupo e celebra vitória: "Altitude não fez diferença"
"A altitude incomodou um pouco, mas passamos por cima", afirma Walace
Não foi apenas a altitude, os 2,8 mil metros, que atrapalhou os brasileiros. O gramado castigado pela chuva foi outro problema. Mas o Grêmio foi quase perfeito nos 90 minutos. Atacou pouco, porém foi preciso. Fez uma barreira entre a sua defesa e a intermediária e deixou o adversário bater nas duas linhas defensivas. No primeiro tempo, com três chutes, marcou duas vezes. Permitiu que os equatorianos tivessem a posse de bola, rodassem com ela, mas evitou a entrada dos jogadores da LDU na zona de conclusão. O time se alimentou de cruzamentos e escanteios, que a defesa visitante quase sempre controlou.
Vencer em Quito é uma façanha. Os brasileiros costumam fracassar na capital equatoriana. O Grêmio superou os limites físicos. Ganhou da LDU. Avançou na Libertadores, Ganha solidez e confiança. A quarta-feira não poderia ter sido melhor para uma das duas metades do Rio Grande do Sul. O número de foguetes que explodiu no começo da madrugada mostra que muita gente foi dormir feliz.
Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES