Um dos pontos fortes do Grêmio no ano passado, a bola aérea defensiva virou dor de cabeça para o técnico Roger Machado. Dos quatro gols sofridos em três jogos neste ano, 75% ocorreram em jogadas pelo alto. Por isso, o treinador trabalha para afinar o entrosamento da zaga.
Leia mais:
Grêmio pretende fechar contratação do atacante Martínez até sexta-feira
Giuliano faz treino físico para voltar ao time do Grêmio contra o Toluca
Fred aparece no BID e está liberado para estrear pelo Grêmio
Desde o amistoso contra o Danubio, a dificuldade foi detectada por Roger. Além do gol contra marcado por Kadu, o time uruguaio encaixou ao menos três jogadas perigosas pelo alto. Na estreia da Primeira Liga, frente o Avaí, a zaga foi formada por Thyere e Bressan. Mas o problema persistiu: nos minutos finais, a equipe catarinense empatou a partida ao final com um gol de cabeça do zagueiro Gabriel.
E contra o Brasil-Pel, com a defesa titular, formada por Geromel e Kadu, o time de Pelotas abriu o placar em um escanteio, após falha de marcação na defesa e uma saída errada de Marcelo Grohe.
Assim, o técnico Roger passou a intensificar o treinamento da bola aérea nos treinos. Durante, e até mesmo após as atividades no CT, seus auxiliares se dispuseram a praticar cruzamentos para aprimorar o posicionamento e o tempo de reação dos defensores. Na avaliação de Pedro Geromel, o problema na bola aérea não está na técnica, mas sim na atenção às jogadas dos adversários.
- No início da temporada, é complicado. Você está cansado de tantos treinos e acaba errando não tanto por posicionamento. Mas sim por concentração. Por estar cansado, você não tem a mesma atenção. É algo que precisamos trabalhar - entende Geromel, eleito melhor zagueiro pela direita do último Brasileirão no prêmio Bola de Prata, da Revista Placar.
Para Kadu, que passou a ser criticado por parte da torcida após o gol contra no amistoso com o Danubio, a falta de ritmo de jogo pesa mais. O jogador entende que só após atingir uma boa sequência de partidas pelo Grêmio terá o entrosamento ideal com Geromel.
- Para os bons momentos valerem a pena, maus momentos são necessários. Estamos apenas no segundo jogo oficial da temporada, ainda temos muito a evoluir. Quando saí de campo no domingo (contra o Brasil-Pel), não fiquei satisfeito com minha atuação. Eu me cobro muito - explica Kadu.
No banco de reservas, Fred aguarda uma chance. Contratado do Goiás, o zagueiro já foi regularizado no BID da CBF e pode fazer sua estreia contra o Aimoré amanhã. Com a confiança de Roger, com quem trabalhou no Novo Hamburgo, no Gauchão do ano passado, briga para ser parceiro de Geromel.
- Cada um tem que procurar seu espaço. No futebol, não é como começa, mas sim como termina. O Fred vai nos ajudar muito - comenta Kadu.
Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
*ZHESPORTES