O Grêmio estreará na Libertadores nesta quarta-feira, à meia-noite, contra o Toluca, no México, com um time acostumado à alta exigência da competição. Dos 11 titulares que Roger escalará, oito já disputaram o torneio - Wallace Oliveira, Fred e Everton são os estreantes.
A experiência é o trunfo do grupo para suportar a intensa pressão que se anuncia no Nemésio Diez. No estádio do Toluca, chamado de "La Bombonera" pelos torcedores, o gramado fica a pouco mais de um metro da arquibancada. Assim, o barulho dos 24 mil "hinchas" mexicanos, que devem lotar as arquibancadas, torna uma simples conversa entre os jogadores dentro de campo quase que inaudível. Para o meia Giuliano, recuperado de um desconforto muscular, o grupo do Grêmio está preparado para suportar o caldeirão mexicano.
Leia mais
Toluca x Grêmio: tudo o que você precisa saber para acompanhar a partida
Comentaristas opinam: qual brasileiro chega mais forte para a Libertadores?
Almanaque Tricolor: confira o histórico do Grêmio na Libertadores
- A experiência na competição é importante. São jogadores que já passaram por isso, por situações como essa, de altitude, jogar fora de casa, de estrear, de ter essa ansiedade. São jogadores que estão acostumados. Esta experiência fará a diferença a nosso favor - entende Giuliano.
Não bastasse a pressão, ainda há a altitude. Para aclimatar o grupo do Grêmio à velocidade da bola, mais rápida pela menor resistência do ar, o técnico Roger optou por viajar a Toluca quatro dias antes do jogo. Em três treinamentos, repetiu exaustivamente fundamentos como passes, lançamentos e arremates ao gol para ajustar o toque na bola. Os goleiros também trabalharam junto ao preparador Rogério Godoy para adaptar o tempo de reação aos arremates adversários.
- Treinamos muitos chutes de fora da área. Já tive outras experiências na altitude e sei da dificuldade. É pegar o ritmo destes treinamentos aqui e ter muita concentração no jogo - avalia Marcelo Grohe, que já encarou os 2,8 mil metros de Quito, no Equador, contra a LDU em 2013.
Entre os estreantes, a principal novidade é Fred. A entrada do zagueiro no time, substituindo Kadu, era preparada por Roger desde a derrota na sexta-feira para o São José, pelo Gauchão. Tanto que, ao final do treino de domingo, na Universidad Iberoamericana, na Cidade do México, Roger conversou com Kadu para informar sua saída do time. Na avaliação de Marcelo Grohe, a defesa do a defesa do Grêmio agora terá de buscar o melhor entrosamento possível com o novo titular.
- É um jogador que tem uma boa bola aérea e procura se posicionar bem. É muito técnico, bate bem falta. Isto é uma situação importante que ganhamos também - comentou Grohe sobre Fred.
Leia mais notícias sobre o Grêmio
Acompanhe o Grêmio através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play
*ZHESPORTES