O Grêmio venceu o São Paulo por 3 a 1 na tarde desde domingo no CT Morada dos Quero-Queros. Batista e Tontini, duas vezes, fizeram os gols gremistas. Já projetando as quartas de final da Copa Sub-20, o técnico Bugre poupou três titulares: os volantes Arthur e Kaio e o atacante Nicolas Careca. Além do trio, o zagueiro Marcão também não atuou por estar suspenso. Já classificado, o time paulista entrou em campo com toda a equipe reserva.
No Vieirão, Grêmio e Criciúma ficam no 1 a 1 pela Copa Sub-20
O Grêmio abriu o placar com seu melhor jogador na competição. Batista ganhou na força do zagueiro, que ficou caído na intermediária, avançou até a entrada da área e mandou um chute com efeito no canto do goleiro. Grêmio 1 a 0 aos 5 minutos, garantindo a primeira colocação do seu grupo.
Melhor em campo, o Grêmio controlava as raras investidas do São Paulo e ainda conseguia criar com perigo, principalmente em contra-ataques. Tilica fez jogada pela esquerda e foi derrubado na área aos 13. Tontini mandou no canto direito do goleiro e ampliou a vantagem.
Grêmio estreia na Copa Sub-20 com goleada sobre a Chapecoense
Após boa troca de passes pela direita, Tilica lançou Wesley na área. O lateral cruzou para o meio da área, onde encontrou Tontini para chutar fraco e fazer o terceiro gol gremista na partida e transformar a vitória em goleada.
A vantagem construída no primeiro tempo permitiu que Bugre poupasse mais peças para as quartas de final. Wesley deu lugar a Raul, Balbino entrou no lugar de Denílson e Batista foi substituído por Erick.
Com três gols em estreia na Copa Sub-20, "Batigol" é a nova aposta do Grêmio
Trocando passes em busca dos espaços, o Grêmio conseguiu administrar o ritmo do segundo tempo. Para dar um descanso a mais um titular, Tilica foi trocado por Nikolas. Iago entrou na vaga de Tontini.
O São Paulo descontou aos 37 minutos do segundo tempo, com Joanderson. Além do gol, a única chance mais clara dos paulistas aconteceu em falha do goleiro Vitor, que não conseguiu segurar uma lançamento para a área gremista e deixou a bola cair nos pés do atacante paulista, que não aproveitou. De resto, só chutes de longa distância, sem muito perigo.
Por término de contrato entre FGF e CBF, Brasileirão Sub-20 será chamado de Copa Ipiranga Sub-20
Sem pressa, o Grêmio pode tocar bola e controlar o ritmo da partida para já guardar energias para a próxima fase.Com a vitória, o adversário das quartas de final será o Atlético-PR, que terminou a fase classificatória na segunda colocação do Grupo A. O jogo está marcado para a próxima terça-feira, no estádio da PUCRS, às 20h.
Em galeria, veja as fotos do confronto pela Copa Sub-20:
*ZHESPORTES