Descaracterizado por lesões e uma suspensão, o Grêmio não resistiu ao Palmeiras e perdeu por 3 a 2 neste sábado, no Pacaembu. A reação da equipe nos minutos finais foi insuficiente para compensar as inúmeras falhas defensivas cometidas na maior parte do tempo. Apesar da derrota, a equipe, que soma 48 pontos, irá concluir a rodada na terceira posição do Brasileirão. De novo, Luan, autor de dois gols, foi o destaque do time.
Confira a tabela do Brasileirão
Sérios problemas de marcação pelos dois lados do campo, desentrosamento entre os volantes e falhas individuais fulminaram o Grêmio no primeiro tempo. De todos, o erro mais gritante foi de Tiago, escalado devido a lesão de Marcelo Grohe. De novo, um vacilo na saída de gol. Foi muito cedo. A seis minutos, Robinho cobrou falta da esquerda, o goleiro demorou para pular e Vitor Hugo, de cabeça, fez 1 a 0.
Relembre os lances da partida
A instabilidade do Grêmio surpreendia. Lucas Ramon tinha dificuldade em conter os avanços pela esquerda, Moisés mostrava-se insegurança e a zaga ficava exposta. A 11 minutos, Tiago redimiu-se ao defender chute de Lucas Barrioos, em vacilo da defesa, que esperava pela marcação de impedimento.
Foi preciso o chute perigoso de Douglas, a 13 minutos, para que o Grêmio acordasse. Aos 20, Marcelo Oliveira desarmou Thiago Santos e deu ao meias, que deixou Luan na frente de Prass para o empate: 1 a 1.
O gol deu estabilidade ao Grêmio. Como de hábito, o time passou a privilegiar a troca de passes e conquistou espaços dentro do campo do Palmeiras. Chegou a marcar de novo, a 24 minutos, em cabeceio de Luan, mas o impedimento foi corretamente assinalado.
Outra chance clara surgiu aos 30 minutos, em passe de Fernandinho para Luan, que chutou para fora, rasteiro. O pior momento parecia haver passado. Por isso, causou surpresa o gol de desempate do Palmeiras. A 31 minutos, o cruzamento da direita não foi alcançado pela zaga e Lucas Barrios, saltando mais do que Lucas Ramon, fez 2 a 1, de cabeça.
Parecia a senha para que viessem à tona, outra vez, as dificuldades defensivas. Gabriel Jesus quase fez o terceiro, em chute sem ângulo, que acertou o travessão. E Lucas Barrios, na frente de Tiago, chegou atrasado em cruzamento de Lucas. Foi um preocupante final de prmeiro tempo.
Pior que o Grêmio voltou anda mais apático no segundo. Tanto que Roger Machado trocou dois atacantes em busca do empate. Recém havia colocado Everton e Mamute quando saiu o terceiro gol. Com contribuição decisiva de Erazo, que falhou duas vezes. Primeiro, ao fazer passe errado na frente da área. Robinho aproveitou-se, ergueu para Gabriel Jesus, que serviu a Rafael Marques, para fazer 3 a 1, na frente de Erazo.
O quarto gol foi esboçado a 18 minutos, mas Tiago foi seguro ao defender chute de Egídio dentro da área.
Sem alternativa, Roger tornou o time ainda mais ousado, ao trocar Lucas Ramon por Bobô. No exato instante em que Everton perdeu chance na frente de Fernando Prass.
A 39, Amaral cometeu pênalti em cruzamento de Douglas. Na cobrança, Luan acertou o canto direito de Prass e descontou, reacendendo a esperança. Mas já era tarde.
Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play