O Grêmio vai liderar uma frente para a extinção dos pontos corridos no futebol brasileiro. O presidente Romildo Bolzan Jr. procurou dirigentes de grandes clubes nacionais para propor a volta do mata-mata ao Brasileirão, fórmula abandonada em 2002. Na avaliação do mandatário gremista, o equilíbrio e a motivação até o fim do torneio são as principais razões para o retorno do antigo formato.
- Lancei a ideia e teve uma boa aceitação. Se seguir como está, o futebol brasileiro vai ter uma diferença tremenda. Estamos propondo a volta do equilíbrio. Os playoffs permitem equilíbrio e motivação - relatou Bolzan, em entrevista a Zero Hora.
Leia mais notícias sobre o Grêmio
Romildo disse que a adoção dos playoffs poderia ter quatro ou oito equipes - o que seria definido em conversas posteriores com os clubes. Outras pautas sugeridas por Bolzan são a volta da venda de bebidas alcoólicas nos estádios e a equalização dos contratos de jogadores e treinadores - o que definiria regras mais rígidas para as assinaturas de vínculos.
- Há também a situação das bebidas alcoólicas nos estádios. Isso melhoraria a situação dos clubes, fornecendo mais uma fonte de renda. Outra é a equalização dos contratos, que já está em discussão no Congresso Nacional - completou.
O Brasileirão é disputado, com este nome, desde 1971. Variou de formatos, mas sempre com finais, até 2002. A partir de 2003, foi adotada a fórmula de pontos corridos, quando todos jogam contra todos em turno e returno, sem jogos eliminatórios - neste período, as principais alterações no formato do campeonato foram referentes a número de clubes rebaixados e vagas para competições continentais.
Acompanhe o Grêmio no Brasileirão através do Gremista ZH. Baixe o aplicativo:
App Store
Google Play