O protagonista do jogo-treino entre Grêmio e Canoas, primeira atividade com identificação de titulares por Luxemburgo, foi o gramado da Arena. Principal preocupação antes da bola rolar, mesmo sem aparentar ter as melhores condições, o piso de jogo aguentou bem os 90 minutos de treino, que acabou empatado em 0 a 0. Além da definição de Dida como titular, Luxa viu boas atuações das novidades da equipe para a temporada. Cris, Alex Telles e Willian José fizeram uma boa exibição na primeira metade do treino.
Os primeiros 45 minutos do jogo-treino com o Canoas mostraram que a formação trabalhada na primeira semana de pré-temporada do Grêmio deve ser a titular para o jogo contra a LDU. Com a equipe escalada em um 4-4-2, com o meio-campo em losango, Luxemburgo manteve a estrutura da equipe da maior parte da última temporada. Fernando atuou mais próximo da defesa, com Elano chegando junto dos atacantes, Zé Roberto na esquerda e Marco Antonio na faixa direita do gramado.
Willian José ficou com a responsabilidade de sair mais da área. O ex-jogador do São Paulo acompanhava as descidas do lateral-direito do Canoas, e também se aproximava para tabelar com Zé Roberto. Com bastante liberdade pela esquerda, Alex Telles teve muito espaço para chegar ao ataque. Na direita, apesar de ter condições de avançar, Tinga se posicionou de maneira mais defensiva, como é a característica de Pará, que foi poupado da atividade.
O Canoas ficou postado na defensiva. Por isso, a equipe da região metropolitana apostou no contra-ataque. Cris teve mais trabalho do que Saimon. O espaço deixado pelas subidas de Telles forçou o ex-jogador do Galatasaray a ter que ir para o combate contra os atacantes. Mesmo pouco exigida, a defesa gremista interrompeu sem dificuldade todas as iniciativas ofensivas do adversário. Dida só teve trabalho após um cruzamento do Canoas, que após desviar em Tinga, forçou o goleiro gremista a se esticar todo para evitar o gol.
As melhores ações ofensivas nasceram dos pés de Zé Roberto. O meia acionou muito Alex Telles, e também articulou com Elano na faixa central do gramado. Moreno conseguiu reter a bola nas proximidades da área, mas sem finalizar no gol.
A melhor chance de gol gremista foi em cobrança de falta de Fernando, mas o goleiro do Canoas, Nicolas, mandou para escanteio. Sem muito ímpeto ofensivo, o placar da primeira metade da atividade acabou 0 a 0.
Na segunda etapa do jogo-treino, Luxa alterou toda a equipe. A novidade foi a presença do lateral-esquerdo Léo Campos, que veio da base do Grêmio. Com o time completamente alterado, o Grêmio teve mais dificuldades. A melhor chance foi de Mamute. O atacante dominou na área e bateu forte, mas o goleiro conseguiu desviar e a bola acertou a trave.
Enquanto a bola rolava, Biteco, Werley, Grolli e Roberson só correram ao redor do gramado. Após os primeiros minutos da segunda etapa, o ritmo caiu e o jogo acabou sem maiores chances de gols para as equipes.
Primeiro tempo: Dida; Tinga, Saimon, Cris e Alex Telles; Fernando, Marco Antonio, Zé Roberto e Elano; Willian José e Marcelo Moreno.
Segundo tempo: Marcelo Grohe; Tony, Bressan, Vilson e Léo Campos; Gérson, Léo Gago, Marquinhos e Rondinelly; Yuri Mamute e André Lima.