O Grêmio atuou com uma equipe mais ofensiva no primeiro tempo da vitória sobre o Caxias neste domingo. Vanderlei Luxemburgo mandou um time a campo formatado com três atacantes, no esquema 4-3-3.
A mudança tática permitiu boa movimentação do ataque e resultou na vitória por 3 a 1 sobre a equipe serrana. Outra atração gremista foi o retorno do atacante Miralles, que marcou o primeiro gol do triunfo tricolor e foi elogiado pelo técnico, assim como o restante do setor.
- Teve a oportunidade e se movimentou bem. O entrosamento foi acima do que eu esperava. Como mudei o esquema e entrei com três atacantes, coloquei o Bertoglio pela direita, o Miralles pela esquerda e o André mais fixo. Se movimentaram bastante e foram bem com o restante da equipe no primeiro tempo - aponta o treinador.
Confira as fotos da vitória tricolor no Estádio Olímpico
Apesar do retorno com gol, Miralles não tem sequência garantida entre os titulares do Grêmio. O técnico Vanderlei Luxemburgo aponta que o atacante argentino terá que demonstrar diariamente que merece novas oportunidades.
- Isso não está previsto em contrato (titularidade). Ele tem que buscar o espaço dele e tem que fazer por merecer. Se ele mostrar qualidade, entender que pertence ao grupo, e não tiver egoísmo achando que só é bom só se estiver jogando, teremos uma grande ajuda dele. Se colocarmos regras, dizendo que ele tem jogar cinco jogos seguidos, vai ser complicado - pondera Luxemburgo.
Luxemburgo, entretanto, não é só elogios ao time. No segundo tempo, o técnico acredita que sua equipe acabou caindo de rendimento e permitiu que o Caxias tivesse mais espaços, o que acabou resultando no único gol do adversário na partida.
- A maior maneira de mostrar que é superior, que tem qualidade, é agredir o adversário e fazer gol. Eu achei que nós demos espaço e deixamos a equipe do Caxias crescer demais - comentou Luxemburgo, que também fez ressalvas ao rendimento de Leandro e de André Lima:
- O Leandro entrou no jogo, pedi para colocar velocidade e ele começou a pegar a bola para dar drible no meio. Um cara de velocidade tem que jogar pelas pontas e evitar onde tem bastante gente. O André, vou conversar com ele. Ele não é de esmero técnico. É de conclusão. Ele vem fazer tabela, o adversário rouba a bola e arma o contra-ataque. Mas isso são coisas que a gente acerta.
Com o resultado, o Grêmio fica com 18 pontos, na liderança do Grupo 2 e com a segunda melhor campanha da Taça Farroupilha. Assim, enfrentará o Ypiranga, pelas quartas de final do returno, no próximo domingo, no Olímpico. Antes disso, decide uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil diante do Ipatinga, nesta quarta-feira, também em Porto Alegre.
FICHA TÉCNICA - GRÊMIO 3X1 CAXIAS
Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Árbitro: Márcio Chagas da Silva, auxiliado por Lúcio Flor e Edemar Palmeira
Cartão amarelo: Tiago (Caxias); Fernando (Grêmio)
Gols:
Miralles, 13'/1ºT (1-0); Naldo, 34'/1ºT (2-0); André Lima, 40'/1ºT (3-0); Rafael Santiago, 19'/2ºT (3-1)
GRÊMIO:
Victor, Gabriel, Werley, Naldo e Julio Cesar; Fernando, Léo Gago, Souza e Bertolgio (Leandro); Miralles (Felipe Nunes) e André Lima
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
CAXIAS:
Paulo Sérgio; Michel, Lacerda, Tiago e Fabinho; Umberto, Paraná (Rafael Ueta), Mateus e Wangler; Marcos Paulo (Rafael Santiago) e Vanderlei (Juninho)
Técnico: Paulo Porto.
Grêmio 3 x 1 Caxias
Luxa elogia desempenho do ataque e se esquiva sobre sequência a Miralles
Técnico acredita que equipe deu muitos espaços e deixou o adversário crescer na segunda etapa
GZH faz parte do The Trust Project