No ano de despedida do Estádio Olímpico e da inauguração da Arena, a pressão da torcida pela conquista de títulos é grande no Grêmio. Para tanto, a prioridade do time agora comandado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo neste primeiro semestre é a busca pelo pentacampeonato na Copa do Brasil, competição considerada como um atalho para a disputa da Libertadores em 2013.
Para o lateral Julio Cesar, a pressão da torcida é encarada com naturalidade. O jogador, que chegou ao clube na metade de 2011, vê a cobrança externa como uma motivação para que os atletas do grupo tricolor possam buscar a superação dentro de campo.
- O nosso grupo tem jogadores experientes. Mesmo se não tivesse essa pressão, pelo perfil que o grupo tem, estaríamos nos cobrando por títulos. Desde que cheguei aqui, sempre falei que queria ganhar. Estamos correndo atrás disso aqui no Grêmio. Não muda em nada, só ajuda. O torcedor quer um time vitorioso e temos que mostrar isso dentro de campo - acredita.
No início da caminhada pelo penta na Copa do Brasil, o adversário será o desconhecido River Plate, do Sergipe. Julio Cesar admite conhecer pouco o adversário, mas alerta para os perigos na estreia pela competição. A partida de ida está marcada para a próxima quarta-feira, a partir das 22h, no Estádio Lourival Baptista, em Aracaju. O jogo de volta será no dia 21 de março, às 19h30min, no Olímpico.
- Eu acho que a Copa do Brasil é o caminho mais curto. Não o mais fácil. Um campeonato importante, estamos focados nele. Falamos disso desde o ano passado. Antes disso, temos o jogo contra o Cerâmica. A partir de quarta que vem, vamos concentrar nossas forças na Copa do Brasil - diz, para completar:
- Hoje não tem mais bobo no futebol. Agora é um desconhecido. Depois do jogo do Cerâmica, teremos mais informações. Independente do adversário, está muito nivelado. Quando o Roger (auxiliar técnico) voltar, vai nos passar mais informações para conhecermos melhor o adversário.
Mas a pressão não é apenas pela conquista da Copa do Brasil. Eliminado pelo Caxias no primeiro turno do Gauchão, o time de Luxemburgo precisará faturar a Taça Farroupilha para disputar a final do campeonato estadual.
- Vamos correr atrás. É muito mais pressão em cima da gente, precisamos muito desse segundo turno. Estamos cientes disso e vamos jogar os jogos da nossa vida. Queremos classificar e fazer a final contra o Caxias - garante Julio.
O Grêmio volta a treinar na tarde desta sexta na preparação para a estreia do time na Taça Farroupilha neste domingo, a partir das 16h, diante do Cerâmica, em Gravataí. O time titular que treinou na tarde desta quinta teve: Victor, Gabriel, Pablo, Naldo e Julio Cesar; Fernando, Léo Gago, Marco Antônio e Marquinhos; Kleber e André Lima.
Na atividade desta sexta, o time deve ter o retorno do atacante Marcelo Moreno, que defendeu a seleção boliviana no amistoso contra Cuba na quarta, e possivelmente a volta do zagueiro Gilberto Silva, poupado por dores musculares nesta quinta.
Próximos jogos:
04/03 - 16h - Cerâmica x Grêmio (Gauchão)
07/03 - 22h - River Plate-SE x Grêmio (Copa do Brasil)
11/03 - 16h - Grêmio x Novo Hamburgo (Gauchão)
Pelo retorno das taças
Pressão por títulos em 2012 ajuda o grupo do Grêmio, acredita Julio Cesar
Lateral fala da motivação dos jogadores na busca pela conquista do Gauchão e da Copa do Brasil
GZH faz parte do The Trust Project