Depois de ser titular nas últimas temporadas, André Lima não será aproveitado pelo Grêmio em 2012. Em entrevista à Rádio Transamérica, de São Paulo, o jogador contou que recebeu a notícia por meio da imprensa e se mostrou chateado:
- Não recebi nenhuma ligação do Grêmio e, a princípio, minha intenção é de me representar no dia 4, a não ser que eu receba algum tipo de proposta pra ir embora que seja boa pra mim e para o Grêmio. A gente lamenta saber disso por parte da imprensa. Não é o ideal, por isso a gente fica triste - declarou à rádio paulista.
O atleta deve ganhar mais cinco dias de férias e se apresentar somente no dia 9. Ele treinará em separado com os jogadores que não serão aproveitados, aguardando propostas de outros clubes.
Uma das possibilidades para o atleta é ir para o Palmeiras. O Grêmio chegou a liberar o jogador para negociar com o time paulista depois da chegada de Kleber, mas André Lima reforçou o desejo de permanecer no Tricolor.
O posto do jogador ficou ameaçado após as contratações de Kleber, Marcelo Moreno, e do retorno do atacante Júnior Viçosa, que havia sido emprestado ao Sport. Além do trio, o argentino Miralles será mantido, e Brandão, que pertence ao Olympique de Marselha, da França, deve permanecer.