Em tempos de Copa do Mundo deslocada para dezembro, os 12 times que vão disputar o Gauchão em 2023 já se preparam para entrar em campo pelo maior torneio do Estado. A maioria das equipes enfrenta jogos-treinos desde o começo de dezembro e outras ainda reforçam o elenco para chegar inteiras aos primeiros duelos na arrancada de janeiro.
GZH faz um giro pelo Interior e traz um panorama de cada time que participará do Gauchão a um mês da primeira rodada, marcada para os dias 21 e 22 de janeiro.
Aimoré - terá no Gauchão a primeira das três competições da temporada. Além do Estadual, estão no horizonte do Índio Capilé a Copa FGF e a Série D do Brasileirão. Para disputar o título regional, foi anunciado o volante colombiano Mateo Velasco, 20 anos, com passagem pela base do Grêmio, como reforço no Vale do Sinos.
Avenida - Se prepara para o retorno à elite do futebol gaúcho. Vai encarar o Juventude em um jogo treino em janeiro, antes de iniciar a temporada oficialmente. No comando técnico, Márcio Nunes será novamente o encarregado pela equipe de Santa Cruz do Sul.
Brasil-Pel - Com o retorno de Marcelo Pitol ao gol aos 40 anos, o Xavante tentará repetir a boa campanha alcançada na edição de 2022. Para chegar novamente à semifinal, apresentou o centroavante Da Silva, com passagem pelo Grêmio. O elenco deve ter sequência com ainda mais reforços, tendo em vista que a Copa do Brasil pode render um bom retorno financeiro em caso de classificação a partir da última semana de fevereiro, junto com o Gauchão.
Caxias - Com a pré-temporada em andamento, já realizou jogo-treino contra o time do Sindicato dos Atletas do RS, com vitória por 4 a 1. Outro que se prepara para a disputa da Série D, o time grená se reforça principalmente no ataque, apresentando Marciel, ex-Juventude, e Vinicius Spaniol, emprestado do Inter-SM.
Esportivo - A equipe de Bento completará um mês de pré-temporada em 18 de dezembro. O elenco de 28 jogadores conta com o Goleiro Copetti, o zagueiro Tairone e o lateral-direito Márcio Lima, remanescentes da Divisão de Acesso que serão protagonistas no Gauchão.
Grêmio - O Tricolor realiza os primeiros treinos com bola e prepara o elenco para a temporada 2023. A nova direção espera anunciar reforços de peso como Carballo e Cristaldo ainda em dezembro, além de ter o elenco em condições de entrar em campo a partir de janeiro. Renato Portaluppi tentará levar o Tricolor ao hexa consecutivo do Estadual.
Inter - Tenta quebrar a seca sem títulos regionais desde 2016. Foca na manutenção do elenco com possibilidade de saída de figuras experientes como Taison e Edenilson, ao passo que investiu na contratação do lateral Mario Fernandes. Com Mano Menezes focado na casamata do Beira-Rio depois de ser cotado para a Seleção Brasileira, o Colorado dividirá seu calendário do primeiro semestre com a Libertadores, que deve ser prioridade para a direção.
Juventude - Depois de amargar o rebaixamento da Série B do Brasileirão, o time tentará dar a volta por cima no Gauchão. Os jogos-treinos já se iniciaram na pré-temporada, com anúncio de jogadores que tem passagens pela base de times da elite brasileira. O último foi Guilherme Guedes, lateral que chegou a ser aproveitado pelo elenco principal do Grêmio.
Novo Hamburgo - O anilado iniciou pré-temporada no último dia 5 com o elenco de 28 atletas praticamente pronto para a disputa do Gauchão. O time do Vale do Sinos tentará repetir a façanha de 2017, última vez que um time diferente do Grêmio ergueu a taça do Gauchão. A preparação conta com jogos-treinos, inclusive no dia 30 de dezembro contra o Brasil de Pelotas, adversário direto no próprio Campeonato Gaúcho.
São José-RS - O Zeca já encarou o calor do gramado sintético na pré-temporada para 2023. Sob o comando de Thiago Gomes, ex-Grêmio, a equipe derrotou o Sub-20 do Tricolor por 4 a 2 em jogo-treino no Passo D’Areia e estreará no Gauchão contra o Esportivo.
São Luiz - Embalados pelo título da Copa FGF de maneira invicta, o time de Ijuí prepara o elenco para disputar a Copa do Brasil e a Série D, além da partida que decide a Recopa Gaúcha contra o Grêmio. O reforço de peso para a arrancada de 2023 será Ederson, artilheiro do Brasileirão de 2013 pelo Athletico-PR que estava na Chapecoense em 2022.
Ypiranga-RS - A manutenção de parte do elenco que fez boa campanha em 2022 é um dos trunfos do Canarinho para 2023. A começar pelo goleiro Edson e o lateral Gedeilson, eleitos os melhores jogadores da posição no último Gauchão, sob comando do técnico Luizinho Vieira.