A última final de Campeonato Gaúcho disputada entre Grêmio e Inter foi no ano de 2019. Na ocasião, após dois empates sem gols, a decisão foi às penalidades máximas. O Tricolor sagrou-se campeão ao converter três cobranças, uma a mais do que o Colorado. De lá para cá, muitas mudanças nos dois times.
Em relação aos jogadores que integravam aqueles elencos, você sabe quantos permanecem? Pelo lado do Inter, são 11 remanescentes. Pelo Grêmio, três atletas a mais: 14. Além disso, os técnicos também mudaram. Confira detalhes abaixo:
Grêmio
São 15 remanescentes de 2019, 11 desses disputaram ao menos um dos jogos decisivos daquele Gauchão. São eles: os atacantes Alisson e Pepê; os laterais Leonardo Gomes e Cortez; os zagueiros Geromel e Kannemann; os meias Jean Pyerre e Matheus Henrique; os volantes Maicon e Michel, e o goleiro Paulo Victor. Além disso, também disputaram partidas com a camisa Tricolor, naquele Estadual: 0 meia Darlan, o atacante Ferreira, o goleiro Brenno e o zagueiro Paulo Miranda. À época, o técnico gremista era Renato Portaluppi.
Se compararmos a escalação da final de 2019 com a equipe que disputou a semifinal contra o Caxias, em 2021, são oito alterações. Apenas Geromel, Maicon e Matheus Henrique atuaram tanto na semi de 2021, quanto na final de 2019.
Em 2021, são 26 atletas — além dos remanescentes — que vestiram a camisa do Grêmio durante o Estadual e permanecem no elenco. São eles:
- os laterais Diogo Barbosa, Rafinha, Vanderson e Victor Ferraz;
- os zagueiros Emanuel, Heitor, Rodrigues e Ruan;
- os meias Pedro Lucas e Pinares;
- os volantes Thiago Santos, Bitelo, Fernando Henrique, Jhonata Varela, Lucas Silva e Victor Bobsin;
- os atacantes Diego Souza, Elias, Éverton, Gui Azevedo, Léo Chú, Léo Pereira, Luiz Fernando, Ricardinho, Diego Churín e Thayllon.
Inter
Dos 10 remanescentes de 2019, oito disputaram a final de 2019: os zagueiros Cuesta e Moledo; os volantes Lindoso e Dourado; os meias Patrick e Edenílson; o atacante Guerrero e o goleiro Marcelo Lomba. Ainda integravam o elenco: o goleiro Daniel, o meia Nonato e o goleiro Danilo Fernandes, que não disputou aquele Estadual, pois recuperava-se de uma lesão no ombro. Naquela ocasião, o técnico Colorado era Odair Hellmann.
Em relação a equipe que disputou o último jogo do Estadual 2021 — a semifinal contra o Juventude —, são sete mudanças. Marcelo Lomba, Cuesta, Dourado e Edenílson são os únicos que estiveram entre os 11 nas duas ocasiões.
No Gauchão de 2021 — além dos remanescentes — outros 28 atletas disputaram partidas com a camisa colorada e permanecem no elenco:
- os laterais Heitor, Leo Borges, Lucas Mazetti, Moisés e Rodinei;
- os zagueiros João Felix, João Pedro, Lucas Ribeiro, Pedro Henrique, Tiago Barbosa e Zé Gabriel;
- os volantes Igor, Lucas Vital, Johnny e Lucas Ramos;
- os meias Mauricio, Marcos Guilherme e Praxedes;
- os atacantes Amaya, Caio Vidal, Cleberson, João Peglow, Matheus Cadorini, Nicolas, Palacios, Vinicius Mello, Yuri Alberto e Thiago Galhardo;
Jogadores que disputaram a final em 2019:
Grêmio
- jogo de ida: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Michel) e Matheus Henrique; Alisson (Tardelli), Jean Pyerre e Everton; André (Pepê).
- no banco de reservas ainda estavam: Julio Cesar, Leo Moura, Felipe Vizeu, Rômulo, Thaciano, Montoya, Thonny Anderson e Marinho.
- jogo de volta: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Michel), Matheus Henrique, Alisson (Tardelli), Jean Pyerre (Luan) e Everton; André.
- no banco de reservas ainda estavam: Julio Cesar, Leo Moura, Felipe Vizeu, Rômulo, Montoya, Pepê, Juninho Capixaba e Marinho.
Inter
- jogo de ida: Marcelo Lomba; Zeca, Moledo, Cuesta e Iago; Rithely (Lindoso); Edenilson, Patrick, D'Alessandro (Parede) e Nico López; Guerrero (Sobis).
- no banco de reservas ainda estavam: Daniel, Uendel, Neilton, Emerson, Camilo, Sarrafiore, Nonato e William Pottker.
- jogo de volta: Marcelo Lomba; Zeca (Camilo), Rodrigo Moledo, Cuesta e Iago (Rafael Sobis); Dourado, Edenilson, Patrick, Pottker (Guilherme Parede) e Nico López; Paolo Guerrero.
- no banco de reservas ainda estavam: Daniel, Uendel, D'Alessandro, Neilton, Rodrigo Lindoso, Emerson, Sarrafiore e Nonato.