Seis jogos marcaram a abertura da Terceirona neste fim de semana e a volta do Riograndense-RG às competições oficiais não poderia ter sido melhor. No sábado (1º), o clube — que ficou afastado dos torneios por 17 anos — venceu o 12 Horas por 3 a 1, no Estádio Arthur Lawson, em Rio Grande. Com o resultado, o Guri Teimoso, carinhosamente chamado por ser o mais jovem entre os clubes rio-grandinos, já assumiu a liderança do Grupo B, com três pontos. Rio Grande (1), Riopardense (1) e 12 Horas (0) fecham a chave. Apenas os dois primeiros deste grupo passam para as quartas de final.
No Sul do Estado, o Riograndense abriu o marcador com Marcelinho, aos 35 minutos do primeiro tempo. E não demorou para o placar ser ampliado. Aos 39, Léo Sales marcou o segundo e, aos 42, o terceiro. Na etapa final, a equipe mandante diminuiu o ritmo e viu o 12 Horas, de Porto Alegre, descontar com Kaynnan, aos 23 do segundo tempo. Na próxima rodada, o Riograndense terá pela frente o Rio Grande, domingo, às 15h, no clássico da cidade.
— Quando aquela camisa entrou em campo, um peso de 17 anos saiu das minhas costas. Hoje (sábado) é um dia excepcional. Eu não tenho como descrever. É uma paixão, a teimosia do Riograndense, é eterna. A gente espera honrar esse legado que nos deixaram e que o Riograndense volte para ficar. É um sonho e milhares de apaixonados da cidade ver esse gigante do Interior voltar — orgulha-se o presidente do clube, Paulo André Neves, um dos responsáveis pelo retorno.
Também pela primeira rodada, destaque para a vitória do Santa Cruz, atual campeão da Copinha, por 3 a 1 sobre o Novo Horizonte, pelo Grupo C. Os gols no Estádio dos Plátanos foram marcados por Laion, Luis Henrique e Nena — Benedito fez para os visitantes.
Confira os resultados:
1ª rodada
Sábado
Rio Grande 1x1 Riopardense
Nova Prata 3x2 União Harmonia
São Borja 0x1 Gaúcho
Elite 2x1 Marau
Riograndense 3x1 12 Horas
Santa Cruz 3x1 Novo Horizonte
2ª rodada
Quinta-feira
15h — Elite x São Borja
15h — Três Passos x Marau
Sexta-feira
15h — Sapucaiense x Novo Horizonte
15h — Santa Cruz x Nova Prata