Grêmio e Inter são líder e vice-líder do Gauchão, respectivamente, e encontram-se com classificações para as semifinais da competição encaminhadas, conforme as projeções de pontos. A vitória no Gre-Nal fez com que o Tricolor, mesmo com uma partida a menos, ultrapassasse os colorados pelos critérios de desempate, já que ambos têm 17 pontos. A nona rodada do Estadual acaba na próxima sexta-feira (9), com a partida entre Ypiranga e Esportivo.
Os comandados de Renato Portaluppi podem garantir a classificação antecipada já no próximo sábado (10), quando enfrentam o Caxias, no Centenário, em jogo atrasado da primeira rodada. Já o Inter ainda precisará aguardar a penúltima rodada da competição para garantir sua vaga nas semifinais do Gauchão.
Conforme a projeção matemática feita pelo colunista de GZH e plantão da Rádio Gaúcha Marcos Bertoncello, levando em consideração o desempenho dos clubes até aqui, a pontuação que garantirá uma equipe na próxima fase é de 19 pontos. Isso indica que a dupla Gre-Nal precisaria de mais dois pontos nas próximas rodadas.
Dentro deste contexto de classificação à semifinal, existe uma luta específica, principalmente entre Grêmio e Inter, que diz respeito à definição do adversário e à vantagem do mando de campo. O líder da primeira fase enfrenta o quarto colocado, enquanto o vice enfrenta o terceiro. São duas partidas nas semifinais e na decisão. O clube com melhor campanha decide em casa, sendo que, para as finais, valem a pontuação da fase classificatória somada aos resultados nas semifinais.