A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou, nesta quinta-feira (14), que firmou uma parceria com o Laboratório Qualitá para realizar os exames de coronavírus nos atletas e funcionários dos clubes do Interior que disputam o Gauchão. Uma reunião virtual nesta semana determinou o acordo, e a empresa será responsável por realizar o diagnóstico molecular da covid-19 — coleta de amostras, processamentos e laudos. O laboratório utilizará o método PCR, que rastreia o material genético do vírus.
Grêmio e Inter realizaram seus exames por conta própria para que pudessem retomar os treinamentos na semana passada. Portanto, o acordo da FGF é válido para os outros 10 clubes que disputam o Gauchão. São previstos 100 testes por clube, divididos em dois momentos — na retomada dos treinos e mais perto da volta dos jogos.
O campeonato está parado desde março. Reunião da federação com os clubes nesta quarta definiu o modelo para a retomada dos jogos — a ideia inicial, se a evolução de casos permitir, é reiniciar os treinos no meio de julho e os jogos, entre o fim de julho e o início de agosto. Não haverá rebaixamento. A realização dos testes foi uma das exigências do protocolo elaborado em parceria entre a FGF e o governo do Estado.
De acordo com a FGF, o Laboratório Qualitá é certificado pela Secretaria Estadual da Saúde para realizar os exames.