Após a repercussão de vídeos em que aparece em uma praia do Caribe com dirigentes de clubes gaúchos, Francisco Novelletto explicou que a conta foi paga por patrocinadores da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Em entrevista ao Hoje nos Esportes, o presidente da entidade estadual respondeu às críticas recebidas pela viagem.
— Dois patrocinadores estavam junto. Um deles me chamou para renovar por mais cinco anos. Como é que eu consigo franquear cem clubes que não pagam nada? Através de parcerias. Como é que eu vou construir dois prédios para a Federação? Através de parceria. Outro detalhe: a FGF é uma associação dos clubes. Quem a gente levou? Os 12 dirigentes de clubes. Ninguém foi fazer orgia. Todos foram com suas esposas. Eu estava lá. Esses patrocinadores bancam o futebol gaúcho. A FGF não tem dinheiro público, não tem dinheiro de clube — esclareceu.
Novelletto também registrou que a FGF é a única federação do Brasil que paga as despesas com arbitragem nos campeonatos regionais "graças às parcerias comerciais" realizadas por ele. Os vídeos circularam em redes sociais no fim de semana: