Se o futebol é dinâmico, as contratações, dispensas e vendas de dupla Gre-Nal são ainda mais céleres. Vejamos os goleadores do mais recente clássico, disputado pouco mais de um ano atrás, em 4 de março de 2017, na Arena, e que se encerrou em 2 a 2. Bolaños abriu o placar, Roberson e Brenner viraram para o Inter e Fernandinho saiu do banco para empatar o jogão pelo Campeonato Gaúcho.
Agora, vejamos o que ocorreu com o quarteto de artilheiros do clássico 412, após o Gre-Nal:
Bolaños - Gol aos 22min do primeiro tempo
A grande contratação do Grêmio em 2016, Bolaños custou R$ 20 milhões (por 70% dos direitos econômicos) e assinou por três anos. No clássico 412, ele tentava recomeçar a sua carreira no clube, uma vez que a temporada anterior havia sido praticamente perdida com a demora em conseguir voltar ao time após ter a mandíbula fraturada por um cotovelaço de William, no primeiro Gre-Nal do Gauchão de 2016.
Mas Bolaños nunca deu ao Grêmio o que o Grêmio esperava. Fora dos planos, por problemas extracampo, mas com um contrato longo e caro, foi emprestado aos mexicanos do Tijuana. Tem contrato com o Grêmio até o final de 2019. Curiosamente, ele e Brenner foram os goleadores do Estadual, com sete gols cada.
Roberson - Gol aos 10min do segundo tempo
Contratado a pedido do técnico Antônio Carlos Zago, o atacante jamais repetiu no Inter o bom desempenho de seus tempos de Juventude (com Zago). Mesmo com um início promissor, marcando um gol sobre o seu ex-clube no clássico, ele nunca foi cogitado para ser titular. passou a temporada na reserva e, com as chegadas de Leandro Damião, de Roger, de Wellington Silva e com o retorno de Marcinho, foi emprestado. Até o final de 2018, quando o seu vínculo com o Inter chegará ao fim, Roberson atuará pelo Jeju United, da Coreia do Sul.
Brenner - Gol aos 12min do segundo tempo
Valeu a pena trocar Brenner por Camilo? O Inter entende que sim. Brenner saiu do Juventude para o Inter e, depois de um 2016 no ostracismo, começou bem a temporada 2017. Prova disso foi o gol no clássico e os outros seis que o transformaram em artilheiro do Gauchão, ao lado de Bolaños. Ao longo da temporada, porém, os gols rarearam e o Inter entendeu que era mais interessante mandá-lo para o Botafogo em troca de Camilo, por empréstimo até o final de 2018.
Fernandinho - Gol aos 23min do segundo tempo
O único dos quatro que saiu por cima. O atacante virou titular após a saída de Pedro Rocha e foi peça fundamental na conquista da Libertadores, com o "gol do título", nas palavras de Renato Portaluppi, ao cruzar livremente o campo do Lanús e marcar o primeiro gol do Grêmio na final da Argentina. Não permaneceu no clube porque a direção quis que ele reduzisse o seu salário de R$ 300 mil para permanecer. Atualmente, Fernandinho joga pelo Chongqing Lifan, da China.
Os times do Gre-Nal 412:
Grêmio
Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Michel (Fernandinho), Jaílson (Lincoln), Ramiro e Bolaños; Pedro Rocha (Lucas Barrios) e Juan. Técnico: Renato Portaluppi.
Inter
Danilo Fernandes; William, Léo Ortiz, Paulão e Carlinhos; Rodrigo Dourado, Charles (Roberson), Uendel e D'Alessandro; Carlos (Nico López) e Brenner (Anselmo). Técnico: Antônio Carlos Zago.