O Brasil recebe entre os dias 6 e 10 de novembro a Conmebol Liga Evolução de Futsal 2024. Atual campeã do torneio, a seleção brasileira irá disputar, em duas categorias — principal e sub-20 —, partidas contra Venezuela, Peru, Colômbia e Equador. Os confrontos são válidos pela zona norte do torneio — a primeira etapa — e serão disputados em Fortaleza, no Ceará. O vencedor encara a Argentina, campeã da zona sul.
Entenda como funciona Liga Evolução de Futsal
A Conmebol criou a Liga Evolução em 2017, com a finalidade de desenvolver a modalidade em todo a América do Sul. Nessa competição, as seleções sub-20 e adulta se unem em uma mesma delegação, mas disputam separadamente suas respectivas categorias. Dentro de quadra, ambas enfrentam os mesmo adversários em todas as rodadas.
O torneio não é realizado em data Fifa e, por isso, as seleções não costumam contar com seus principais jogadores, já que estes estão sendo utilizados por seus clubes.
Formato
A Liga é dividida em duas "zonas": sul e norte, com cinco equipes em cada uma. O sistema desta etapa do torneio é de todos contra todos, em uma fase de cinco rodadas e em ambas as categorias estabelecidas. São realizados quatro jogos por dia: dois da categoria sub-20 e dois dos principais.
Os vencedores de cada zona serão as equipes que acumularem o maior número de pontos na soma final dos resultados das duas categorias. Esses, posteriormente, se enfrentam em uma final de jogo duplo, novamente, entre ambas as categorias para conhecer o campeão continental.
O Brasil, que venceu o torneio no ano passado, faz parte do grupo zona norte, e enfrenta Venezuela, Peru, Colômbia e Equador. A zona sul foi disputada em maio, e quem levou a melhor foi a Argentina, desbancando Paraguai, Chile, Equador e Bolívia.
Brasil na Liga Evolução 2024
O técnico Vanildo Neto será o responsável pelas categorias principal e sub-20 do Brasil no torneio. No último dia 22, ele anunciou a convocação — apenas o goleiro Roncaglio e o fixo Lucas Gomes estavam no grupo campeão do mundo no Uzbequistão. Veja as listas abaixo.
Seleção principal
Goleiro: Roncaglio (CBF); Fixos: Lucas Martins (Corinthians), Lucas Gomes (Magnus); Alas: Thiaguinho (Foz Cataratas), Ribeiro (Minas), Higo (Minas), Quixeré (Fortaleza), Leandro Lino (Magnus); Pivôs: Rafão (Joaçaba) e Charuto (Magnus).
Seleção sub-20
Goleiros: Kleyton (Joinville), Murilo (São José); Fixos: Kaio (Magnus),
Renan (Magnus); Alas: Kauã (Vasco), Marcolla (Carlos Barbosa), Matheusinho (São José), Gabriel (Esporte Futuro); Pivôs: Toninho (Magnus), Barreto (Joaçaba).
*Produção: Leonardo Bender