No duelo entre equipes do Vale dos Sinos que valia vaga na Série Prata de 2025, Campo Bom Futsal e Penharol de Arvorezinha empatavam em 2 a 2 até o último segundo do tempo normal. Parecia que tudo estava perdido para o time da casa, que havia sido superado no confronto de ida das quartas de final da Série Bronze por 5 a 2.
Foi quando Cascão protagonizou uma pintura no estouro do cronômetro, levando o Ginásio Karl Heinz Kopittke à loucura: o jogador fez um golaço de voleio, fechando o placar em 3 a 2 para o Campo Bom, o que levou a partida para prorrogação.
Com uma vitória para cada lado, o tempo extra começou com o placar zerado. O Campo Bom se favoreceu do fator casa e fez 3 a 1 na prorrogação, garantindo o acesso à Segundona.
Veja o gol por outros ângulos
Abandono da partida por problemas de segurança
A festa só não foi completa porque antes do apito final o Penharol decidiu abandonar a quadra, alegando "falta de segurança". Zero Hora entrou em contato com o clube para entender a queixa.
Em comunicado, a equipe detalhou que o problema se intensificou ao ponto da desistência por conta da presença de pessoas no ginásio que planejavam invadir a quadra ao final da partida.
Do lado do Campo Bom, a diretoria afirmou que havia segurança suficiente no local e contradiz a posição do Penharol.
Nota do Penharol na íntegra
"Mais de 2 mil pessoas e 15 seguranças particulares. Parte destinada a nossa diretoria e jogadores não relacionados foi invadida pela torcida mandante, por não ter mais lugar no ginásio. Comissão técnica e jogadores que estavam no banco de reservas foram agredidos com tapas e socos pela torcida o jogo todo.
No segundo tempo da prorrogação, escutamos um conselho de representantes da equipe de segurança que nos aconselharam a deixar a quadra por motivo de bandidos disfarçados de torcedores estarem soltando as redes para invadir a quadra após o fim da partida. Comunicamos a arbitragem e eles disseram que o jogo deveria acabar, mas não houve apoio da Brigada Militar. Então resolvemos ouvir os seguranças e entrar para o vestiário. Saímos pelos fundos do ginásio."
Nota do Campo Bom na íntegra
"Nós, do Clube Esportivo Campo Bom, viemos a público manifestar nosso veemente repúdio à publicação divulgada pela equipe de futsal Penharol de Arvorezinha, que contém afirmações infundadas e difamatórias sobre nossa entidade.
A postagem, mencionando que o futsal é 'crime organizado', é não apenas desrespeitosa, mas também irresponsável, ao insinuar que a nossa instituição e seus torcedores estão associados a atos de violência. Essa declaração desrespeita nossos jogadores, comissão técnica, patrocinadores e as mais de 1.500 pessoas que compareceram ao jogo de volta, criando um ambiente de celebração e respeito.
É fundamental destacar que, no jogo de ida na cidade de Arvorezinha, nossos atletas e comissão técnica foram violentados pela torcida que invadiram a quadra com facas ameaçando nossos atletas e por seguranças que ao invés de conter o tumulto estavam ameaçando nossa comissão técnica com cassetetes. No entanto, no jogo de volta, em Campo Bom, não houve qualquer incidente que justificasse tal declaração.
Diante da gravidade das acusações, gostaríamos de reforçar que neste jogo tinha uma equipe de segurança com mais de 20 profissionais preparados física e psicologicamente para proteger a integridade física dos dois clubes pois o jogo e a decisão foram dentro de quadra, tínhamos ambulância preparada para qualquer situação e também quando necessário a guarda municipal e a polícia militar se fizeram presentes no ginásio."
Manifestações nas redes
Nas redes sociais, o Penharol afirmou que fez a "escolha certa" pelo bem e segurança de seus jogadores e comissão técnica.
Já os vencedores celebraram o resultado em suas redes, afirmando que "dia 13/10/2024 entra pra história da cidade de Campo Bom". Agora o time enfrenta o Locomotiva, de Serafina Corrêa, na semifinal da Série Bronze, que será realizada entre os dias 20 de outubro e 3 de novembro.
*Produção: Nikolas Mondadori