A exemplo do futebol, o mercado de transferências do futsal voltou a se agitar no meio do ano. Entre os fatores que aqueceram as movimentações está o fim da janela europeia. A partir desta quarta-feira (10), os atletas contratados já podem ser inscritos nas competições nacionais.
ACBF, Atlântico e Yeesco estiveram entre os times que chamaram a atenção do Brasil com contratações de nomes conhecidos no futsal. Confira, abaixo, cinco atletas que chegam no meio do ano para reforçar as equipes na busca por títulos importantes.
Rafael Vilela - Atlântico
Com pré-contrato desde o início da temporada, Rafael Vilela foi confirmado pelo Atlântico em junho. O pivô de 31 anos estava no Anderlecht, da Bélgica, onde completou a tríplice coroa, com a conquista da Liga Belga, da Copa e da Supercopa. Foram 23 gols em 28 jogos pela equipe no ano passado.
O paulista naturalizado pelo Azerbaijão tem 19 partidas pela seleção do país, com 14 gols. Além de amistosos e das Eliminatórias para a Copa, Vilela já disputou uma Eurocopa.
O último time do artilheiro no Brasil foi o Copagril, do Paraná. No exterior por quatro anos, passou por times como Palma, da Espanha, Kairat, do Cazaquistão, e Tyumen, da Rússia. Vilela reforça o time de Paulinho Sananduva para a disputa de competições como a Liga Nacional, o Gauchão de Futsal, a Série Ouro e a Copa do Brasil.
Rafael Rato - ACBF
O fixo chega ao Rio Grande do Sul para defender a ACBF na Liga Nacional e na Série Ouro. Nascido no Recife, o atleta retornou ao Brasil depois de 20 anos no futsal espanhol. Por lá, defendeu seis equipes: UD Las Rozas Boadilla, Cartagena, Bisontes/Playa de Castellón, Lobelle Santiago, Intermovistar e Viña Albali Valdepeñas.
Entre as conquistas, Rafael Rato venceu duas Champions League pela Intermovistar. Além disso, tem cinco títulos da primeira divisão espanhola, uma Copa do Rei, três Copas da Espanha e a Liga Nacional de 2002, quando defendia a Ulbra, no Rio Grande do Sul.
Pela Seleção Brasil, o jogador, atualmente com 41 anos, ganhou a Copa do Mundo, em 2012, na Tailândia.
Robinho - Joinville
Robinho chega para ser o reforço do Joinville, principalmente, na disputa do título da Liga Nacional de Futsal. Aos 41 anos, o ala venceu as últimas duas temporadas pelo Braga. Pelo clube português, chegou ao vice-campeonato nacional e, neste ano, fez 13 gols em 31 partidas.
Multicampeão pelo Gazprom-Ugra, naturalizou-se russo. Em cerca de 20 anos de atuação fora do Brasil, também passou por equipes como Action 21 Charleroi, da Bélgica, Benfica, de Portugal, e Dínamo, da Rússia.
Entre os títulos do currículo estão três Mundiais e quatro Eurocopas. Pela seleção da Rússia, já marcou 14 gols.
Romulo - Fortaleza
Naturalizado russo, com duas copas do mundo no currículo, Rômulo volta ao Brasil para ser um dos principais nomes do Fortaleza em busca do Campeonato Brasileiro. Com 37 anos, o fixo estava há 14 temporadas do outro lado do mar, onde atuou por equipes como Benfica, Barcelona, Gazprom-Ugra e Dínamo Moscou.
Antes de se transferir para o Fortaleza, Romulo defendeu o Palma, da Espanha, onde venceu a mais recente Champions League. No Benfica, alcançou a Taça da Liga e a Taça de Portugal e no Dínamo ganhou o Mundial de Clubes.
Ao todo, o jogador somou 16 anos fora do país natal. No Brasil, iniciou a carreira no Sumov, do Ceará, e agora retorna para defender o time do coração.
Canabarro - Yeesco
A Yeesco Futsal surpreendeu o mercado e tirou o experiente ala Rodrigo Canabarro, de 37 anos, do Corinthians. O time está na disputa do Campeonato Brasileiro de Futsal, além do Gauchão.
No Brasil, Canabarro já serviu a equipes como Ulbra, Umuarama, ACBF, Foz Catarataz e Marreco. Na Europa, esteve no Luparense, no Pescara, no Feldi Eboli e no Manfredonia, da Itália, e no Levante, da Espanha.
Nascido em Porto Alegre, o ala venceu edições da Liga Nacional, pela ACBF, em 2015, e pelo Corinthians, em 2022.