O Gauchão de Futsal conhecerá no próximo domingo (10), às 11 horas, o seu mais novo campeão. De um lado da disputa está a ACBF, de Carlos Barbosa, atual campeã e que busca o 15º titulo estadual. Do outro está a Uruguaianense, da Fronteira Oeste, que pela primeira vez em 33 anos de história chegou a uma decisão estadual.
O time de Uruguaiana tem uma tarefa complicada, já que precisa reverter o resultado do jogo de ida. Em casa, no último domingo (3), perdeu para Carlos Barbosa por 2 a 0. Já a Laranja Mecânica, além do placar favorável construído no jogo da ida, terá a seu favor o ambiente do Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, que deve estar lotado.
O que cada time precisa
Uruguaianense
Apenas uma vitória interessa à equipe de Uruguaiana. O time do treinador Fabinho Gomes terá de vencer a partida de volta no tempo normal por qualquer diferença de gols para levar o jogo para a prorrogação. No tempo extra, também precisará vencer para ser campeã. Caso haja um empate na prorrogação, a decisão do título será nos pênaltis.
O técnico da Uruguaianense acredita que o nervosismo tenha afetado o rendimento da equipe na primeira partida, mas que é possível buscar a virada.
— Não tem nada perdido. Nós temos 40 minutos para ganhar o jogo. Então, nós temos que estar bem, mentalmente. Diferentemente do nosso jogo aqui, em que eu achei o nosso time um pouco mais nervoso que o adversário — comentou após a partida.
ACBF
Ao time da Serra gaúcha, um empate no tempo normal já é suficiente para garantir o título do Estado pela 15ª vez. O time de Carlos Barbosa, acostumado com títulos, está em sua 21ª final estadual. O técnico da ACBF, André Bié, apesar da vitória, fez questão de ressaltar que é uma vantagem mínima, por isso, a concentração e respeito devem ser maiores.
— É um passo, mas nada confortável. Sabemos que precisamos continuar competindo para sairmos com o título. Não será um jogo fácil na volta. Eles (Uruguaianense) têm muita qualidade, tanto na quadra quanto na comissão técnica. Vamos descansar essa semana e pensar na estratégia que vamos usar no jogo da volta — disse na saída da quadra, após a vitória.
O segundo confronto terá transmissão da Rádio Gaúcha e do YouTube de GZH.