A menos de um ano do começo da Copa do Mundo de futsal, no Uzbequistão, as 24 vagas já estão sendo preenchidas. Além dos anfitriões, mais cinco seleções já garantiram presença na competição mais importante do futsal mundial, organizada pela Fifa.
A Nova Zelândia, em outubro, venceu a Copa das Nações da Oceania e levou a única vaga do continente na Copa 2024. A conquista veio com uma goleada de 5 a 0 sobre o Taiti, na decisão. Também ficaram pelo caminho seleções como a Ilhas Salomão, que jogou o Mundial de 2021 na Lituânia, e Ilhas Fiji.
Outros quatro classificados são europeus e "carimbaram os passaportes" na data Fifa de dezembro: Cazaquistão, França, Espanha e Portugal. Os cazaques vão para seu quarto Mundial, tendo ficado em quarto lugar na última edição. Já portugueses e espanhóis estão entre os favoritos. Os lusitanos tentam o bi, enquanto a "Fúria" busca o tri.
Os franceses serão novidade em 2024. A França nunca jogou uma Copa do Mundo e agora vai para a estreia, passando em primeiro no grupo das Eliminatórias que tinha Croácia, Eslováquia e Alemanha.
Nesta quarta-feira (20), sairá mais um classificado direto para a Copa. Em Lódz, a Polônia só precisa empatar com a Ucrânia para se garantir no Mundial. Pelo regulamento da União Europeia das Associações de Futebol (Uefa), nesta etapa das Eliminatórias, são cinco grupos de quatro times. Os cinco campeões de chave vão direto para o Mundial. Os quatro melhores segundos se enfrentam em confrontos de mata-mata em abril do ano que vem.
Já estão garantidas na repescagem: Croácia e Finlândia. As outras duas vagas serão conhecidas também nesta quarta-feira.
Brasil tentará vaga via Copa América
Os quatro classificados da Conmebol só serão conhecidos em fevereiro de 2024. A entidade vai realizar a Copa América entre os dias 2 e 9. A sede e o formato de disputa ainda não foram divulgados. O Brasil precisará ficar entre os quatro melhores para disputar a 10ª Copa do Mundo da história.