A partida entre União Samborjense e AFA, de São Francisco, pela volta das semifinais da Série Prata de Futsal foi adiada. O jogo seria realizado no próximo sábado (21) e foi transferido para o dia 28 deste mês, também um sábado.
A medida se deve à utilização do Ginásio Municipal Cleto Dória Azambuja para abrigo de pessoas atingidas pela cheia do Rio Uruguai. No dia 28, a partida será às 20h.
Nesta terça-feira (17), o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, assinou decreto de situação de emergência em função das chuvas. Em texto publicado nas redes sociais, é informado que o município registra 72 famílias desabrigadas ou desalojadas — cerca de 220 pessoas. A maior parte reside próximo ao Rio Uruguai e, no momento, está na casa de amigos ou familiares. A prefeitura também afirma que disponibilizou o ginásio para "quem necessita". Até a publicação da matéria, seis famílias haviam sido hospedadas no local nesta terça, segundo a Defesa Civil de São Borja.
"[..] o Poder Público disponibilizou o Ginásio Municipal Cleto Dória Azambuja para estadia. As águas do Rio Uruguai, chegaram a marcar 12.20m (metros), mostrando-se em constante crescente", diz o texto.
No confronto de ida, a AFA venceu por 6 a 3. A União Samborjense precisa ganhar o segundo confronto para levar a disputa à prorrogação, período de tempo extra que inicia com o placar zerado. Se a igualdade permanecer, a decisão será nos pênaltis.
A outra semifinal é entre Jaguari e Independente, de Lavras do Sul. O Independente tem a vantagem e decide a vaga em casa depois de golear por 8 a 3 em Jaguari. Esse jogo está mantido para o próximo sábado (21), às 20h, no Ginásio Ciro Carlos de Melo, o Melão, em Caçapava do Sul.