O Gauchão de Futsal 2023 conheceu mais uma equipe classificada para as quartas de final. Na noite desta terça-feira (17), a ACBF goleou o Novo Barreiro por 4 a 0 e confirmou a vaga. Na primeira partida, o time de Carlos Barbosa já havia vencido por 4 a 1.
Os cruzamentos das quartas de final ainda não foram definidos, pelo menos não de forma oficial. Os confrontos são baseados na pontuação somada na fase classificatória e nas oitavas de final — o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo encara o sétimo, e assim por diante. A tendência é que ACBF e Afucs, de Seberi, se cruzem na próxima etapa do campeonato.
A primeira etapa foi de Novo Barreiro com marcação concentrada na quadra de defesa, à espera dos donos da casa. Entretanto, a ACBF conseguiu vencer o bloqueio adversário e abriu o placar aos 7 minutos, com Willian Peru, que teve vantagem pessoal pela ala direita e finalizou com o pé esquerdo. O placar foi ampliado aos 12. O ala Marcolla recebeu passe de Peru, na entrada da área, e fez o 2 a 0.
Mesmo com a necessidade de vencer, o Novo Barreiro não resistiu ao ritmo da ACBF no segundo tempo. Os mandantes seguiram com as rédeas da partida e tiveram as melhores oportunidades. Aos 7, o fixo Fernando apareceu sozinho para completar o passe do pivô Dill. Cerca de dois minutos depois, a jogada foi justamente ao contrário: Fernando encontrou Dill na área para marcar o 4 a 0.
A ACBF é a segunda equipe a garantir classificação para as quartas de final do Gauchão. A primeira foi a Afucs, de Seberi, que, na semana passada, eliminou o Atlântico, de Erechim.
A ACBF volta à quadra no próximo sábado (21), às 18h, em Carlos Barbosa, contra o Praia Clube, de Minas Gerais, pelas oitavas de final da Liga Nacional de Futsal (LNF). No jogo da ida, houve empate em 2 a 2. Quem vencer a partida avança para as quartas. Em caso de igualdade, a disputa irá para a prorrogação.