A seleção brasileira estreou com vitória por 1 a 0 sobre Zâmbia na Copa do Mundo Feminina sub-17. A partida, realizada na última quinta-feira (17), teve gol de Juju Harris. O duelo ocorreu no Felix Sanchez Stadium, em Santo Domingo, na República Dominicana.
A primeira escalação da técnica Simone Jatobá teve a atacante colorada Aninha entre as titulares. O time atuou com: Morganti; Helo, Sofia, Mazzotti e Emilly; Larissa, Kaylane e Giovanna Waksman; Kalena, Aninha e Juju Harris. Na segunda etapa, a também colorada Yngrid Piauí ganhou uma oportunidade.
Com o triunfo, o Brasil está na liderança do Grupo D, que ainda conta com Japão, Polônia e Zâmbia. A seleção brasileira volta a campo no domingo (20), às 17h, contra as japonesas.
O Brasil busca uma campanha histórica nesta temporada, com um pódio inédito. Seus melhores desempenhos foram em 2010, 2012 e 2022, quando foi às quartas de final. Coreia do Norte e Espanha, com dois títulos cada, são os maiores campeões.
Destaque brasileiro
Grande promessa da seleção brasileira, Giovanna Waksman foi eleita pela Fifa como a melhor do jogo.
— O prêmio significa muito para mim. Eu não tive o meu melhor desempenho hoje (quinta-feira) e sei disso. O que importa para mim é a vitória, colocar nosso país na liderança. Podemos alcançar nosso objetivo final que é conquistar a Copa do Mundo — afirmou à Fifa após o jogo.
Com apenas 15 anos, a meia atua no FC Flórida, dos Estados Unidos, mas atrai atenção desde que jogava com os meninos, no Botafogo.