Ela não é mais uma promessa. Carla (ou Carlinha) já se provou. E é a certeza, ao lado de Guta, de que o Brasil tem uma nova geração de zagueiras consistentes, que logo ali darão conta do recado e trarão alegrias aos torcedores.
Com 20 anos, a jogadora do Inter disputará a Copa do Mundo sub-20. Sua primeira grande competição com a camisa canarinho. E o sonho? Bom, a meta é voltar da Colômbia com um ouro jamais conquistado pelo Brasil.
— Nossa expectativa é de fazer um bom campeonato com o sonho de ser a primeira seleção brasileira sub-20 campeã da história. O torcedor pode esperar muita força de vontade e comprometimento com o Brasil — afirmou a zagueira, em entrevista a ZH.
No clube colorado desde o final de 2021, Carlinha chamou a atenção do Inter ao se destacar pelo Bahia. Foram duas temporadas no tricolor baiano. Mas o começo não foi ali. A sua história com o futebol se iniciou no Lusaca, na cidade de Dias d'Ávila, com pouco mais de 70 mil habitantes, no interior da Bahia.
— Comecei a jogar futebol na base do Lusaca, lá disputei meu primeiro Brasileiro de base, o sub-16. Logo em seguida, fui para o Bahia, onde joguei brasileirões de base sub-18, e depois subi para o time profissional. E, em 27 de outubro de 2021, me despedi do Bahia para aceitar a baita oportunidade de vir para o Inter. Agarrei a oportunidade e aqui estou — resume a zagueira.
Em seu primeiro ano de Inter, foi a única atleta da base a ser titular em todos os jogos de Brasileirão sub-17 e sub-20. O resultado? Dois títulos.
Na temporada seguinte, o bicampeonato do Brasileirão sub-20 e algo ainda mais especial: a estreia entre as profissionais. Do jogo contra o Palmeiras, em 6 de maio de 2023, até agora, já se foram 22 partidas com o elenco principal. Brasileirão, Gauchão, Supercopa, Ladies Cup e, ainda mais especial, a Libertadores.
— Era um objetivo chegar no Inter, queria ser campeã brasileira. O Inter ganhava tudo e logo quando cheguei, fui bicampeã brasileira: sub-17 e sub-20. Estava vivendo um sonho. O Inter é gigante — ressalta a zagueira.
E as taças não são apenas pelo Colorado. Ainda em 2023, Carlinha recebeu sua primeira convocação. Passou a ser figurinha constante nas listas de Rosana Augusto. E ajudou o Brasil a buscar a Liga de Desenvolvimento sub-19.
— Minha visão de jogo melhorou muito depois que cheguei na seleção, tive mais postura. A seleção me faz pensar alto — afirma a zagueira.
Agora, ela já está na Colômbia, onde o Brasil estreará diante de Fiji, no sábado (31), às 20h. A seleção brasileira está no Grupo B, junto de Canadá, Fiji e França. A meta é conquistar o lugar mais alto do pódio, superando as campanhas de 2006 e 2022, quando terminou com o bronze.
Carla Tays da Silva de Jesus
- Idade: 20 anos (12/5/2004)
- Cidade natal: Mutuípe-BA
- Clube: Inter (desde 2021)
- Primeira convocação: 2023 (categoria sub-20)
- Vínculo com o Inter: dezembro de 2024
Quer receber as notícias mais importantes do Colorado? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Inter.