Grêmio e São Paulo voltam a se enfrentar no Brasileirão Feminino nesta segunda-feira (26). Os clubes irão disputar o primeiro jogo das quartas de final, às 17h, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Para o Tricolor, será a oportunidade de trilhar um caminho inédito na história do torneio.
A presença nesta fase da competição já é uma marca comemorada, pois o Grêmio volta a figurar entre os oito melhores do Brasileiro Feminino depois de dois anos. A disputa pelas quartas de final também será a oportunidade de consolidar o clube no cenário nacional e buscar feitos maiores.
O duelo marcará a quarta vez que as Gurias Gremistas enfrentam equipes de São Paulo na etapa eliminatória da competição. No retrospecto, os times paulistas sempre se saíram melhor e o Grêmio nunca conseguiu avançar à semifinal. Foi assim em 2020, contra o Corinthians, e em 2021 e 2022, diante do Palmeiras.
Com o Estádio Centenário como palco, em virtude da necessidade do uso do Árbitro de Vídeo (VAR), as Gurias Gremistas poderão escrever um capítulo diferente em 2024. As primeiras linhas passam necessariamente por mudança em relação à última amostragem.
Na última rodada, contra este mesmo São Paulo, o time levou uma goleada de 4 a 0. Com o resultado, o Grêmio ainda assegurou a sexta colocação, com 23 pontos. O time paulista ficou em terceiro, somando 30.
— Buscamos estar entre as oito melhores equipes diariamente. Traçamos metas, objetivos claros para 2024, e está foi a primeira que atingimos. Giramos a chave, inicia uma nova competição. Será um grande jogo — afirmou a técnica Thaissan Passos a Zero Hora.
Uma peça vem sendo preparada nos bastidores e poderá fazer a diferença: Lorena. A goleira, medalhista de prata com o Brasil nos Jogos Olímpicos, ficou de fora das duas últimas rodadas por conta de um desconforto no joelho esquerdo.
Desde a última sexta-feira, ela está liberada pelo departamento médico e voltou aos treinos. Diante de um dos melhores ataques do Brasileiro, Lorena poderá ser um trunfo para a técnica Thaissan Passos na decisão.
— Lorena se reapresentou ao grupo, como todos sabem, lesionada. Organizamos um plano de retorno. Ela está com o grupo, vamos acompanhar de perto e entender como ela vai responder, as medicações e o reinício aos treinamentos. Está disposta e feliz com seu retorno ao clube — explicou a comandante gremista.
Confronto da volta já está definido; Grêmio e Inter estão do mesmo lado da chave
Nesta segunda-feira, serão apenas os primeiros 90 minutos da decisão. A partida de volta está marcada para a quinta (29), às 14h45min, no Canindé, em São Paulo.
Não há gol qualificado. O primeiro critério desempate é o melhor saldo de gols no confronto. Se igualdade persistir ao término dos dois jogos, a vaga será definida nos pênaltis.
Quem passar, irá enfrentar a equipe vencedora de Ferroviária e Inter. Se os dois clubes gaúchos avançarem, o Brasileirão Feminino terá um clássico Gre-Nal na semifinal, pela primeira vez.