O rebaixamento é um fantasma exorcizado pelas Gurias Coloradas. A vitória sobre o Bragantino, nesta segunda-feira (1°), pelo placar de 1 a 0, garantiu a permanência na elite do Brasileirão Feminino. De quebra, os três pontos deixam a equipe ainda sonhando com uma classificação aos mata-matas.
O duelo realizado no Complexo da PUCRS foi válido por jogo atrasado da 11ª rodada. De falta, Karine marcou o único gol da partida. Com o resultado, o Colorado foi aos 17 pontos e subiu para a 10ª posição.
Depois da pausa para os Jogos Olímpicos de Paris, o Inter ainda terá mais duas rodadas por esta primeira fase.
Bola parada foi decisiva no 1° tempo
Para a partida contra o Bragantino, o técnico Jorge Barcellos repetiu o mesmo time que empatou com a Ferroviária: Tainá, Tamara Bolt, Bruna Benites, Isa Haas e Katrine; Gabi Morais, Capelinha, Pati Llanos e Letícia Monteiro; Aquino e Priscila.
Mesmo jogando em casa, o Inter apresentou dificuldades no minutos iniciais e demorou a entrar no jogo. O número de passes errados também impedia que a equipe superasse a marcação forte do Bragantino.
A primeira grande chance surgiu somente aos 21 minutos. Depois da jogada de Priscila, Gabi Morais recebeu na entrada da grande área e arriscou o chute de longe. A bola saiu fraca e ficou nas mãos da goleira Alice.
Aos 28 minutos, o Inter teve a oportunidade na bola parada. Mas a cobrança de falta foi desperdiçada por Belén Aquino. A tentativa de cruzamento foi muito forte e ninguém conseguiu o desvio.
No lance seguinte, uma nova oportunidade, desta vez pela meia-direita. Katrine bateu com perfeição, acertando o ângulo direito, de perna esquerda. A goleira do Bragantino chegou a tocar na bola, mas não foi suficiente para evitar o gol. Era o Inter na frente aos 30 minutos.
Em um dos lances de maior perigo, Laís aproveitou a bola rasteira de Paulina na pequena área e tentou o desvio. A goleira Tainá estava atenta e fez a defesa sem rebote.
Antes do apito final, o Inter teve chance novamente em cobrança de falta. Quase da mesma posição da primeira oportunidade, Belén Aquino cobrou da meia-esquerda. A batida foi direta, mas longe da meta.
Jogo truncado se repete no 2° tempo
Na volta do intervalo, o técnico Jorge Barcellos promoveu uma mudança no Inter: Zóio entrou na vaga de Pati Llanos no meio-campo. O retorno do jogo sofreu atraso em função de uma cena inusitada: o sistema de irrigação seguiu acionado quando as atletas já estavam em campo, aguardando a autorização da arbitragem.
O modo truncado do primeiro tempo foi repetido na etapa final. Mesmo com as tentativas na individualidade de Priscila, o Inter pecava no último terço. O Bragantino tentava algumas escapadas no contra-ataque, mas sem causar grandes sustos.
Aos 18 minutos, Brenda Pinheiro viu a goleira do Inter adiantada e tentou o chute da intermediária. Tainá tentou voltar rapidamente e acabou tropeçando quando estava voltando para o gol. Por sorte, a bola saiu em linha de fundo.
O Inter voltou a causar perigo quando Capelinha apareceu como elemento surpresa dentro da grande área. Em uma bola recuperada pelo Inter, Aquino fez a jogada por dentro e pifou Capelinha. A meia colorada chegou batendo e Alice defendeu em dois tempos, quando o relógio marcava 29 minutos.
O técnico Jorge Barcellos voltou a mexer na equipe na faixa dos 30 minutos. Marzia reforçou o setor ofensivo na vaga de Letícia Monteiro.
Em lance de bola parada, o Inter teve nova chance com Katrine. Aos 33 minutos, a lateral bateu direto da entrada da grande área, pelo lado direito, mas Alice estava bem posicionada e fez a defesa.
Já nos acréscimos, o Bragantino levou perigo e quase chegou ao empate. Primeiro, Lelê ficou com a sobra da bola alçada na área e bateu direto. O desvio fez com a bola subisse muito. Na sequência, o Bragantino ainda teve dois escanteios a seu favor, mas com Tainá conseguiu salvar. Carla entrou na vaga de Aquino para auxiliar no jogo aéreo. Mesmo com a pressão, o Inter conseguiu se segurar e garantir três pontos decisivos para a campanha.
Programação
Agora, as Gurias Coloradas vão para um período de folga em função da pausa do campeonato para os Jogos Olímpicos. Para seguir sonhando com uma classificação à próxima fase, precisará de 100% na retomada e acompanhar a situação das adversárias diretas. O time terá duelos contra o Palmeiras (fora) e Santos (em casa) no mês de agosto.