O principal desafio do futebol feminino do Juventude se aproxima. Depois de conquistar o acesso na última temporada, as Gurias Jaconeras se preparam para estrear no Brasileirão A-2. A primeira partida será neste domingo (15), às 15h, contra o São José. O duelo será fora de casa, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos.
Para enfrentar a segunda divisão do Brasileirão Feminino, o Juventude foi ao mercado e reforçou o grupo. Doze atletas desembarcaram em Caxias do Sul como novidades para 2024: a goleira Lais; as zagueiras Apoliana, Bell Silva e Carol Pereira; as laterais Tawany e Tayane; as meio-campistas Ingrid, Lari Sanchez, Laura e Valentina Rando; as atacantes Ana e Emmily Karla.
— A gente buscou destaques de outras equipes, focando no perfil de força, de treinamento. Assim que subimos, começamos a pesquisar. Em agosto, já estávamos atrás de reforços com esse perfil de querer vencer na profissão. Então, fomos buscar esses destaques dos estaduais. Algumas atletas já jogaram Série A-1, tipo a Lari Sanchez, que é uma grata surpresa para nós. Trouxemos meninas do Náutico, do ABC e elas não têm experiência de Série A-2, mas foram destaque por onde passaram — explica o técnico Luciano Brandalise em entrevista ao podcast Resenha das Gurias.
O Alviverde iniciou a preparação há pouco mais de um mês. Em 6 de março, as atletas se reapresentaram e os treinamentos se iniciaram. Todos os trabalhos vêm sendo realizados no Campo do Santa Lucia, em Caxias do Sul.
— A nossa preparação está sendo muito boa. A gente tinha essa expectativa de mudar o grupo de atletas e o nosso grande desafio é subir esse patamar e essa qualidade técnica, que é bem diferente da Série A-3 para a Série A-2. Acho que estamos conseguindo. O nosso grupo (na A-2) é muito forte e vamos ter de jogar cada partida como se fosse uma decisão para, pelo menos, nos mantermos na A-2 — ressalta o treinador.
O Juventude está no Grupo A, ao lado de Bahia, Doce Mel-BA, Minas Brasília, Mixto-MT, São José-SP, Taubaté-SP e Athletico-PR. Na fase inicial, os times se enfrentarão dentro dos grupos, em turno único. Os quatro melhores de cada chave avançam aos mata-matas, que serão disputados em partidas de ida e volta. As quatro equipes que chegarem às semifinais garantem o acesso à elite do Brasileirão Feminino. Por outro lado, as quatro piores campanhas caem para a Série A-3.
— A principal meta do ano é a manutenção da vaga na Série A-2, alcançar mais do que isso já é um plus para nós. No entanto, se conseguirmos a pontuação para permanência, estaremos muito próximos da classificação entre os quatro. Aí, é um jogo de ida e um de volta e fica decidido se subimos ou não. Uma coisa fica muito próxima da outra — reitera.
Durante a Série A-2, o Juventude duelará com Taubaté-SP, Doce Mel-BA e Mixto-MT, em Caxias do Sul. Além do São José-SP, também enfrentará Athletico-PR, Bahia e Minas Brasília longe de casa. A fase inicial será encerrada em 25 de maio.