O Guarany de Bagé chegará, nesta temporada, a sua terceira participação no Gauchão Feminino. O objetivo, no entanto, continua o mesmo da primeira edição: buscar a primeira vitória para conquistar confiança e, na sequência, sonhar com uma possível classificação à segunda fase.
— A gente quer classificar, lógico, mas o nosso real objetivo é pontuar, é ganhar o primeiro jogo do Guarany-Ba num Gauchão. A gente precisa disso. O nosso projeto é a longo prazo. Este ano precisamos pontuar, fazer um bom campeonato. Depois, mais pra frente, pensar em classificação. É difícil, mas a gente tem de sonhar — ressalta o técnico Cleo Lopes.
Pela frente, o time de Bagé terá adversários consolidados. Como o Juventude, que conquistou o acesso à Série A-2 do Brasileirão Feminino, o Brasil-Far, bicampeão do Interior, e o próprio Flamengo de São Pedro, que já disputou a A-3. Na fase inicial, as equipes se enfrentarão em turno único. Os quatro melhores garantem classificação à segunda fase.
— O Gauchão está vindo a cada ano com equipes mais preparadas. O Juventude subiu para a Série A-2. O Cruzeiro, para mim, vai fazer um grande campeonato, tem uma estrutura boa. O Elite tem uma equipe muito forte, muito experiente. O Brasil-Far sempre faz uma equipe boa. E aí tem Vidal Pro, Futebol com Vida, que é uma equipe que vai surpreender, porque tem a Duda (Luizelli) à frente. Então, são equipes que chegam fortes. O próprio Flamengo. Então, precisamos de uma equipe mais madura para fazer bons jogos — explica o treinador.
Foi pensando nisso que o Guarany-Ba formou uma equipe mais experiente para a disputa estadual, com cerca de 25 atletas. Os treinamentos se iniciaram em abril, aos sábados e domingos à tarde.
— É uma mescla. No ano passado, o time era muito jovem e aí sentiu muito, principalmente na estreia. A gente recebeu o Flamengo de São Pedro, uma equipe que estava muito forte. Perdemos com uma goleada e as gurias sentiram muito. Então, neste ano, fizemos um grupo mais experiente, com algumas jovens. Vamos ter média de idade de 26 anos — ressalta.
A partida inicial da equipe bageense seria diante do Futebol com Vida. No entanto, o duelo foi adiado por problemas na documentação. Até esta quinta-feira (27), nenhuma atleta do Guarany-Ba estava regularizada no BID da CBF para a disputa estadual.
— O pessoal do clube está envolvido nas quartas de final da Série A-2 (do estadual masculino). Então, neste primeiro momento, não vamos estar com o grupo completo. A expectativa é que todo mundo esteja à disposição só na terceira rodada, porque o processo é um pouco lento — conta o técnico.
Com isso, o primeiro jogo será diante do Elite, em 6 de agosto. O duelo se inicia às 15h, no Estádio Bertholdo Christmann, em Ijuí.