As anfitriãs seguem 100% na Copa do Mundo Feminina. Após a surpreendente vitória da Nova Zelândia sobre a Noruega, no início da manhã, foi a vez de a Austrália confirmar o favoritismo e garantir seus três primeiros pontos no Mundial. O triunfo sobre a estreante Irlanda, no Estádio Olímpico de Sidney, teve gol de pênalti de Catley no 1 a 0 desta quinta-feira (20).
De última hora, a Austrália teve um desfalque importante. A craque Sam Kerr ficou fora do embate por conta de uma lesão na panturrilha, que também a tirará do jogo contra a Nigéria, pela segunda rodada. Do banco de reservas, a atacante assistiu 75.784 pessoas — um novo recorde para o futebol feminino australiano — empurrarem as anfitriãs rumo à vitória.
O primeiro tempo foi de poucos lances que levantaram a torcida. Em casa, a Austrália tentou se impor e teve mais chances, com cinco finalizações — mas apenas uma em direção ao gol. Em todas elas, no entanto, foi desarmada pela forte defesa irlandesa, que não conseguiu levar nenhum perigo à goleira Arnold.
A etapa complementar começou mais quente e, logo aos cinco minutos, a Austrália teve um pênalti a seu favor. A atacante Raso foi derrubada pela meio-campista Sheva e a árbitra brasileira Edina Alves assinalou a penalidade. A capitã Catley foi para a cobrança, deslocou a goleira e abriu o placar para as donas da casa.
A partir de então, as Matildas queriam aumentar a vantagem para garantir os primeiros pontos. Aos sete, Fowler finalizou por cima do gol de Brosnan. Depois, aos 22, foi a vez de Foord cabecear para fora.
A Irlanda só conseguiu responder três minutos depois, em tentativa de gol olímpico de McCabe. Foi assim até que, nos acréscimos, a pressão aumentou. Aos 46, Connolly cobrou falta que desviou na defesa e parou no travessão. Logo na sequência, a goleira Arnold salvou novamente, em mais uma chance de gol olímpico irlandês. Mas não teve jeito, em sua estreia em Copas, a Irlanda passou em branco.
As seleções voltam a campo apenas na próxima semana. Na quarta-feira (26), às 9h, a Irlanda enfrenta o Canadá. Enquanto, na quinta-feira (27), a Austrália duelará com a Nigéria, às 7h.