As Gurias Gremistas encerraram, nesta sexta-feira (5), uma sequência de derrotas no Brasileirão Feminino. Após três tropeços, o Tricolor voltou a vencer e chegou aos 13 pontos na competição nacional, assumindo momentaneamente a 10ª colocação. O triunfo veio com uma vitória por 2 a 0 sobre o Athletico-PR, no CAT do Cajú, em Curitiba. Os gols foram marcados por Agostina e Raquel Fernandes.
Sem Rafa Levis, suspensa, o técnico Felipe Endres teve de fazer uma alteração no time titular. A meia-atacante Agostina, recém regularizada, foi a escolhida para iniciar entre as 11. Enquanto, na lateral direita, Lais Giacomel retomou a posição, com Shashá preservada por desconforto na coxa esquerda.
Em embate direto para afastar-se da zona de rebaixamento, o Athletico-PR teve a primeira chance. Aos quatro minutos, Thais Prado cobrou falta no corredor direito e, antes de a bola parar no fundo das redes de Vivi, a zagueira Pati Maldaner afastou.
O Tricolor respondeu aos seis, Agostina recebeu de Raquel Fernandes, na esquerda, e chutou cruzado para vencer a goleira Thais Helena e colocar o Grêmio à frente no placar. O primeiro dela pela equipe gaúcha.
As Gurias Gremistas tiveram a chance de ampliar aos 15, novamente com jogada da argentina. A meia enfiou a bola para que Cássia vencesse as defensoras e finalizasse em gol. Thais Helena impediu, com as pernas, o que seria o segundo do Tricolor.
Cinco minutos mais tarde, o Furacão teve a chance de igualar. Thayslane arriscou da entrada da área, mas mandou por cima da meta de Vivi. Depois, aos 22, em contra-ataque rápido, Camila recebeu e encheu o pé para finalizar tirando tinta do travessão tricolor.
— É manter a concentração, porque a gente precisa da vitória — enfatizou a lateral-esquerda Natane na saída para o intervalo.
As Gurias Gremistas ampliaram logo no início da etapa complementar. Aos dois minutos, Tuani lançou para Raquel Fernandes, entre as zagueiras e cara a cara com a goleira, vencer a marcação e marcar o segundo do Tricolor.
Aos 16, o Grêmio chegou mais uma vez com perigo. Raquel Fernandes passou pela zagueira e finalizou tentando encobrir a goleira Thais Helena. A defensora conseguiu afastar, com a ponta dos dedos, e impedir uma goleada do time gaúcho. O Tricolor assustou novamente aos 33, Natane cruzou para que Emmily Karla finalizasse com o pé direito e mandasse muito perto da meta athleticana.
Para, ao menos descontar, o Furacão tentava criar jogadas de perigo com Verônica e Thayslane. Mas sem dar muito trabalho à goleira Vivi. Mais três pontos para o Tricolor.
As Gurias Gremistas voltam a campo no próximo sábado (13), às 15h, contra o Real Ariquemes. O embate será no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, válido pela 11ª rodada da competição nacional.
Ficha técnica
Athletico-PR 0x2 Grêmio
Brasileirão Feminino — 5/5/2023 — 10ª rodada
ATHLETICO-PR
Thais Helena; Nayara, Hilary (Joyce, 22'/2º) e Thais Prado; Evellyn, Paloma, Camila (Duda Tosti, 46'/2º) e Thayslane (Tainá, 19'/2º); Verônica, Andressa e Nathalia (Duda, 31'/2º). Técnico: Brenno Basso.
GRÊMIO
Vivi; Tuani, Pati Maldaner e Brito; Lais Giacomel (Dani Barão, INT), Jessica Peña (Raissa Bahia, 45'/2º), Caty e Natane; Agostina (Dani Ortolan, 34'/2º (Lari Sanchez, 45'/2º)), Raquel Fernandes (Emmily Karla, 28'/2º) e Cássia. Técnico: Felipe Endres.
Gols: Agostina, aos 15 minutos do primeiro tempo; Raquel Fernandes, aos dois minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Tuani, Natane, Caty e Raquel Fernandes (G); Nathalia e Nayara (A)
Arbitragem: Maria Luiza Brandelero dos Santos, auxiliada por Weber Felipe Silva e Sergio Henrique Monteiro Gomes. O trio é paranaense.
Local: CAT do Cajú, em Curitiba.