A Croácia tem uma dúvida na equipe para o jogo decisivo contra o Brasil, nesta sexta (9). O técnico Zlatko Dalic deve reforçar a marcação, substituindo um atacante por um meio-campista para ajudar Brozovic, Kovacic e Modric no setor. Os candidatos são os meia-atacantes Mario Pasalic e Nikola Vlasic.
Com isso, o centroavante Bruno Petkovic, que foi a novidade no time contra o Japão, deve voltar ao banco de reservas. Desta forma, Andrej Kramaric, que vinha atuando como ponta-direita, voltará a ser centroavante, atuando a lado de Ivan Perisic. Já na defesa, o lateral-esquerdo Borna Sosa, recuperado de lesão, deve retornar na vaga de Barisic.
O provável time croata têm: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Brozovic, Kovacic, Modric e Pasalic (Vlasic); Perisic e Kramaric.
A reportagem de GZH preparou uma apresentação sobre cada um dos possíveis titulares da Croácia para o jogo desta sexta-feira, às 12h (horário de Brasília).
Confira
Goleiro:
Livakovic - Foi o grande destaque do Dinamo Zagreb na ultima Champions League. Virou herói nacional ao pegar três pênaltis contra o Japão. Apesar de fazer defesas incríveis debaixo das traves, é criticado pela insegurança na saída de gol nas bolas aéreas.
Lateral-direito:
Juranovic - É um dos mais criticados do time. Não é um jogador técnico, mas tem um fôlego incansável e chama atenção pela entrega. É homem de confiança do treinador.
Zagueiros:
Lovren - Veterano e remanescente de 2018, ficou um pouco esquecido na Croácia por estar jogando na Rússia, país que ficou isolado no meio do futebol por conta da guerra na Ucrânia. No auge da pandemia, foi criticado por defender teorias conspiratórias sobre a covid-19. Porém, está jogando bem no Catar.
Gvardiol - Aos 20 anos, é considerado o "Modric da defesa". Há quem diga na Croácia que será em breve o melhor zagueiro do mundo. É um defensor completo. Forte, rápido, inteligente e com boa chegada ao ataque, é a grande promessa croata da atualidade.
Lateral-esquerdo:
Sosa - É um lateral ofensivo formado na famosa base do Dinamo Zagreb. É o defensor que tem mais assistências na Bundesliga. Deve ser vendido pelo Stuttgart-ALE depois da Copa.
Meio-campistas:
Modric - Aos 37 anos, é uma lenda do futebol croata. Melhor do mundo em 2018, é a grande referência técnica da equipe.
Brozovic - É um meio-campista incansável e que corre o campo inteiro para marcar e ajudar a armar jogadas. Apesar das chegadas firmes, costuma ser leal nas divididas.
Kovacic - É uma estrela do futebol croata, mas que ainda não entregou tudo que sabe defendendo a Croácia. Apesar da qualidade técnica, vem sendo contestado por dar poucas assistências e fazer poucos gols. Segundo os críticos, precisa assumir mais a responsabilidade pela seleção.
Pasalic - É um meia com muita força fisica e faro de gol. Pode ser perigoso também no cabeceio.
Vlasic - Vem jogando muito bem pelo Torino-ITA. É um meia ofensivo que marca gols.
Atacantes:
Perisic - É um dos jogadores mais eficientes da seleção croata. Além de perigoso pela ponta esquerda, ainda ajuda a defesa por aquele lado. Com seis gols, divide com Davor Suker o posto de maior goleador croata da história das Copas.
Kramaric - Polivalente, pode atuar pelo lado ou como homem de referência. É bom no drible e na finalização. Além disso, é o maior goleador croata da história da Bundesliga, embora hoje não esteja sendo tão perigoso como já foi no passado.