A Seleção Brasileira chega para as quartas de final da Copa do Mundo no Catar determinada em manter o desempenho positivo contra a Croácia. As duas seleções, desde 2005, se encontraram quatro vezes em Mundiais. O Brasil está invicto. São três vitórias e um empate.
Em 2006, a estreia do Brasil na Copa da Alemanha e do então quadrado mágico — Kaká, Adriano, Ronaldo e Ronaldinho — foi de vitória por 1 a 0, gol de Kaká batendo de fora da área. Em 2014, na Copa disputada no Brasil, houve novo confronto da Seleção com Croácia, e outra vez o resultado foi nosso: vitória por 3 a 1 com dois gols de Neymar e um de Oscar na Arena Corinthians, também pela primeira rodada da fase de grupos.
Apenas o camisa 10, Daniel Alves e Thiago Silva seguem na equipe oito anos depois. Do lado croata a renovação do elenco foi menor, pois são seis jogadores que continuam no elenco da Copa do Catar: Luka Modric, Ivan Perisic, Marcelo Brozovic, Mateo Kovacic, Dejan Lovren e Domagoj Vida.
As outras duas partidas entre Brasil e Croácia foram amistosos, um em 2005 e outro em 2018. Antes da Copa do Mundo na Rússia o Brasil, já comandado por Tite, bateu os croatas por 2 a 0 - gols de Neymar e Roberto Firmino. Na ocasião foram titulares Alisson, Danilo, Thiago Silva e Casemiro; Neymar, Fred e Marquinhos estavam no banco, junto com Geromel, do Grêmio, e Taison, do Inter, à época do Shaktar Donetsk, em um dos últimos testes antes do Mundial daquele ano.
Em 2005 houve o único empate da ainda curta história do confronto. Um ano antes da Copa na Alemanha, Carlos Alberto Parreira escalou o sistema defensivo que seria titular no torneio e experimentou peças alternativas do meio para frente. A dupla de volantes era composta por Zé Roberto e Emerson, mas o meia Ricardinho, autor do gol brasileiro fazia dupla com Kaká na armação das jogadas.
Importante ressaltar que até o final dos anos 1990 a Croácia não existia como nação independente e nem como seleção de futebol. A extinta Iugoslávia englobava o que hoje conhecemos como Eslovênia, Croácia, Bósnia, Sérvia, Montenegro e Macedônia, além de Kosovo, território do leste europeu que ainda busca a independência.
Retrospecto de Brasil x Croácia
4 jogos
3 vitórias do Brasil
1 empate
7 gols do Brasil
2 gols da Croácia
Os jogos
Brasil 1x1 Croácia (Amistoso em 2005)
Brasil 1x0 Croácia (estreia na Copa do Mundo de 2006)
Brasil 3x1 Croácia (estreia na Copa do Mundo de 2014)
Brasil 2x0 Croácia (Amistoso em 2018)