— Não vou responder sobre isso. Próxima pergunta.
A reação irritada do técnico Didier Deschamps ao ser perguntado sobre a situação de Karim Benzema após a vitória diante do Marrocos mostra o quanto este assunto virou espinhoso e delicado para a França, às vésperas da final da Copa contra a Argentina.
Cortado da equipe dois dias antes do início da Copa por conta de uma lesão muscular, o centroavante já treina normalmente no Real Madrid, e, segundo a imprensa espanhola, teria condições físicas de participar da decisão deste domingo (18), contra a Argentina, o que aumenta a especulação de que o atleta, eleito melhor do mundo em novembro, estaria fora por outras razões, que não são de ordem médica.
— O Benzema já está em plenas condições físicas. Já está treinando normalmente no Real Madrid e inclusive já participou de jogos-treino em Valdebebas (CT do Real). O Deschamps falou que ele não teria condições de se recuperar a tempo. É fato que o Benzema não poderia estar 100% na fase de grupos, mas a Copa tem sete partidas. Creio que o Benzema ja poderia ter atuado a partir das quartas de final. A dúvida é se o Deschamps gostaria realmente de contar com o Benzema no seu time — explica a GZH o jornalista Jose David Palacios, da Rádio Cadena SER, de Madrid.
Na coletiva oficial deste sábado (17), Deschamps mais uma vez foi questionado sobre o assunto e, de novo, não quis se aprofundar.
— Eu não gosto de responder essa pergunta. Benzema é um dos lesionados. Eu tenho 24 jogadores no elenco, vocês sabem quem são e eles estão a minha disposição. Não é justo com eles falar sobre jogadores que estão lesionados. Agora eu estou focado nos 24 homens do elenco — disse Deschamps.
O fato é que, para o treinador francês, Benzema está lesionado. Já para o Real Madrid, o centroavante está recuperado. Para os torcedores e para imprensa, por sua vez, fica o mistério: se o jogador já está treinando normalmente na Espanha, por que não seguiu com a seleção França no Catar?
— A imprensa francesa informa que a relação entre Benzema e Deschamps não é boa. Nós temos também a informação de que o elenco francês não ficou nada triste com a saída do centroavante do grupo. E tem ainda a polêmica judicial que envolveu o Benzema e o Valbuena no passado. Me parece que, para a França, está sendo mais conveniente jogar com o Giroud no ataque, que está bem e marcando gols — destaca Palacios.
Entre 2015 e 2020, Benzema foi afastado da seleção francesa após ser acusado de ter tentado extorquir o ex-companheiro Valbuena, ameaçando expor um conteúdo íntimo do jogador. Porém, se o episódio deixou sequelas tão fortes a ponto de uma lesão ser utilizada como pretexto para tirar o jogador do grupo, ninguém é capaz de confirmar. O fato é que, hoje, na seleção frances, Benzema é considerado um assunto delicado e misterioso.