Se a inédita campanha de 2018, quando foi vice-campeã, não se repetiu no Catar, a Croácia ainda pode continuar comemorando que subiu ao pódio na Copa do Mundo deste ano. Os europeus venceram o Marrocos por 2 a 1 e acabaram o Mundial em terceiro lugar.
Sob a batuta de Modric e depois de eliminar o Brasil, os croatas marcaram com Gvardiol, aos sete, e Orsic, aos 41 minutos do primeiro tempo. Os marroquinos descontaram com Dari, aos nove da etapa inicial. A Croácia já havia acabado em terceiro lugar na Copa de 1998, quando a França, que também está na final no Catar, venceu o Mundial.
A campanha de Marrocos, no entanto, foi ainda mais histórica. Depois de deixar a Bélgica fora na fase de grupos, ainda eliminou Espanha e Portugal, para chegar a melhor colocação de um africano em uma Copa do Mundo, o quarto lugar.
Depois de se enfrentarem na fase de grupos, quando ficaram no 0 a 0, as equipes se reencontraram em um momento diferente da competição. Os croatas fizeram cinco modificações em relação ao time que foi goleado pela Argentina por 3 a 0. Stanisic, Majer, Livaja, Orsic e Sutalo entraram como titulares nas vagas de Lovren, Brozovic, Pasalic, Sosa e Juranovic. Do lado marroquino, três trocas nos 11 iniciais. Sabiri, El-Khanonouss e Attyat-Allan substituíram Mazraoui, Saiss e Ounahi, que foram titulares na derrota para a França por 2 a 0 na semifinal da Copa do Mundo.
A pressão começou toda sendo dos croatas. Logo nos primeiros minutos, a marcação subiu e o goleiro Bounou quase marcou contra de forma bizarra. Encaixotado, Marrocos pouco conseguia fazer para subir ao ataque.
Aos sete minutos, em cobrança de falta bem ensaiada, os europeus abriram o placar. Majer cruzou para a área, Perisic botou para o meio e Gvardiol, um dos melhores zagueiros da Copa, fez o gol da Croácia.
A resposta de Marrocos não demorou para acontecer. Em cobrança de falta lateral, Majer cortou errado e mandou a bola para a área. Dari se aproveitou da falha defensiva e empatou para os africanos aos nove minutos.
O empate manteve a pressão croata. Modric e Livaja tentaram ampliar para a Croácia, mas ambos os chutes foram para fora. Em contra-ataque depois de bola perdida por Boufal, Kramaric cabeceou direto nas mãos do goleiro marroquino.
A melhor oportunidade depois do gol foi de Modric. Aos 23, o camisa 10 croata driblou dois e arriscou, mas Bounou fez a defesa, mas mandou para o meio da área e teve que dar um tapinha para evitar o segundo gol croata.
Em uma boa troca de passes, Marrocos quase chegou. Hakimi chegou ao fundo e cruzou, mas a bola não achou ninguém, passando por En-Nesyri, artilheiro marroquino na Copa. A bola aérea continuou incomodando os croatas. Aos 36, Ziyech cobrou escanteio na primeira trave e En-Nesyri desviou, mas a bola passou na frente do gol aberto e foi para fora.
VÍDEO: a Croácia mostra que é uma força em evolução
Confira a coluna
A saída de jogo do Marrocos deixava a desejar. Em mais um erro de passe no campo de defesa, Elkhannous perdeu a bola para Kovacic. Livaja abriu para Orsic, que bateu, a bola triscou a trave e entrou para marcar o segundo dos croatas aos 41.
Atrás no placar, Marrocos fez uma troca no intervalo. Chair entrou no lugar de Sabiri, que fez um primeiro tempo abaixo do que vinha mostrando. Mas foram os croatas que começaram assustando o gol marroquino. Autor do segundo gol, Orsic bateu da entrada da área, a bola desviou, mas saiu para escanteio.
Ao contrário daquele 0 a 0 fraco da fase de grupos, na estreia da Copa, o jogo da decisão do terceiro lugar ficou aberto, como se fosse uma partida sem qualquer compromisso com o resultado. Era bola lá, bola cá. No entanto, as duas equipes desperdiçavam as oportunidades.
VÍDEO: terceiro lugar é prêmio para a geração croata do genial Modric
Confira a coluna
O técnico Walid Regragui fazia alterações na equipe em busca do empate e, quem sabe, da vitória ainda no tempo normal. O treinador croata Dalic retribuiu na mesma moeda e trocou algumas peças para dar mais gás ao seu time.
Aos 25, Vlasic resolveu arriscar da entrada da área, mas a bola subiu muito e saiu pela linha de fundo. Aos 29, Marrocos quase chegou ao empate, Gvardiol errou e En-Nesyri bateu, mas o goleiro croata salvou. Antes, os croatas reclamaram de um pênalti em cima do zagueiro, mas o juiz e o VAR mandaram o jogo seguir.
Kovacic ainda teve a chance de matar o jogo já nos minutos finais do jogo. O camisa 8 driblou Hakimi, mas chutou muito mal, direto para fora.
FICHA TÉCNICA
Copa do Mundo - Decisão do 3º lugar
CROÁCIA
Livakovic; Stanisic, Sutalo, Gvardiol e Perisic; Kovacic, Majer (Petkovic, 20'/2ºT) e Modric; Orsic, Kramaric (Vlasic, 16'/2ºT) e Livaja (Pasalic, 20'/2ºT). Técnico: Zlatko Dalic.
MARROCOS
Bounou; Hakimi, Dari (Benoun, 18'/2ºT), El Yamiq (Amallah, 21'/2ºT) e Attiat-Allah; Amrabat, Elkhannous (Ounahi, 10'/2ºT) e Sabiri (Chair, INT); Ziyech, Boufal (Zaroury, 18'/2ºT) e En-Nesyri. Técnico: Walid Regragui.
Gols: Gvardiol (C), aos sete, Dari (M), aos nove, e Orsic (C), aos 41 minutos do primeiro tempo.
Cartão amarelo: Amallah (M)
Arbitragem: Abdulrahman Al Jassim, auxiliado por Taleb Al Marri e Saoud Ahmed Almaqaleh (trio catari). VAR: Julio Bascunan (CHI).
Local: Estádio Internacional Khalifa, em Doha