Depois da eliminação para a Croácia, nas quartas de final da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira vive momento de transição. Fora de campo, a principal indefinição diz respeito ao treinador. Com a saída de Tite, a procura pelo técnico está centrada no presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Em campo, o calendário brasileiro em 2023 prevê cinco datas-Fifa.
A primeira ocorre em março (entre os dias 20 e 28). Como a Conmebol não oficializou a data de início das Eliminatórias Sul-Americanas, é possível, caso a competição tenha o começo postergado, que o período seja utilizado para amistosos. As demais datas estão programadas para junho (de 12 a 20), setembro (de 4 a 12), outubro (de 9 a 17) e novembro (de 13 a 21).
A partir de 2026, o Mundial contará com 48 seleções. Desta forma, o número de vagas para equipes da América do Sul aumentará. O formato do campeonato que definirá classificados, no entanto, não deve sofrer alterações. No total, como de costume, o torneio classificatória terá 18 rodadas.
Copa América em 2024
O principal campeonato de seleções sul-americano terá a próxima edição em 2024. Inicialmente, o Equador era o favorito para ser sede. Contudo, o governo local sinalizou que não tem mais interesse em organizar o evento.
Há a possibilidade de a Copa América ser organizada nos Estados Unidos, como teste para o Mundial de 2026, mas a definição depende de um acordo entre as confederações.
Retorno dos torneios de base
Cancelados por conta da pandemia do coronavírus, em 2021, os torneios de base voltam ao calendário das seleções em 2023. O Sul-Americano sub-20 será disputado de 19 de janeiro a 12 de fevereiro, na Colômbia. Já o Sul-Americana sub-17 ocorrerá de 30 de março até 23 de abril, no Equador.