Chegou a hora das oitavas de final. O sábado (3) de Copa do Mundo começa às 12h, quando a Holanda enfrenta os Estados Unidos no Estádio Internacional Khalifa, em Doha. Mais tarde, às 16h, é a vez da Argentina jogar contra a Austrália no Estádio Ahmed Bin Ali, em Al Rayyan. A seguir, GZH apresenta três destaques para ficar de olho ao longo do fim de semana.
1) Invencibilidade holandesa à prova
Os holandeses entram em campo defendendo uma invencibilidade de 18 partidas, a maior entre as seleções classificadas para as oitavas de final. No período, sob o comando de Louis van Gaal, foram 13 vitórias e cinco empates. A marca invicta foi construída nas Eliminatórias Europeias, na Liga das Nações e no Mundial.
Na fase de grupos, embora não tenha empolgado os torcedores, a Laranja Mecânica venceu Catar e Senegal, além de empatar com o Equador. O destaque da equipe é o meia-atacante Gakpo, um dos artilheiros até o momento, com três gols marcados.
2) Revanche australiana?
Argentinos e australianos se enfrentarão pela primeira vez em Mundiais. Por outras competições, foram sete encontros, com cinco vitórias dos hermanos, um triunfo dos Socceroos e um empate. Entre os confrontos marcantes, estão os válidos pela repescagem da Copa do Mundo de 1994.
À época comandada pelo técnico Alfio Basile, a Argentina contou com o retorno de Maradona para os duelos. Em Sydney, empate em 1 a 1. Em Buenos Aires, vitória sul-americana por 1 a 0. A questão é que, em 2011, Maradona fez revelações surpreendentes sobre o embate.
De acordo com o ídolo, que morreu em 2020, durante a preparação para a partida membros da delegação "colocavam algo no café que deixava todos mais velozes". Além disso, ele ainda disparou que "todos os jogos tiveram antidoping, menos aquele". Entre os adversários supostamente prejudicados estava Graham Arnold. Ele era um dos atacantes da Austrália e atualmente é o técnico da seleção australiana. Será a hora de dar o troco?
3) Favoritas x zebras
As duas partidas de domingo (4) parecem, ao menos antes de a bola rolar, terem duas seleções favoritas para passar de fase. Às 12h, a atual campeã França terá a Polônia pela frente. Às 16h, o Inglaterra desafiará Senegal. Em uma Copa do Mundo marcada por alguma zebras na fase de grupos, será que teremos surpresas também nos matas?
Caso os poloneses avancem, esta seria a melhor campanha deles desde 1982, na Espanha, quando ficaram com o terceiro lugar. Os senegaleses querem repetir o desempenho de 2002, na primeira aparição em Mundiais, quando atingiram as quartas de final e caíram diante da Turquia.