Com três jogos do Brasil confirmados na Copa do Mundo 2022, escolas do Rio Grande do Sul começam a se preparar para assistir às partidas. Há diferentes orientações para as instituições estaduais, privadas e municipais de Porto Alegre. Os jogos da Seleção ocorrem nos dias 24 de novembro, às 16h, 28 de novembro, às 13h, e 2 de dezembro, também às 16h.
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) determina que as escolas estaduais sigam com as aulas até o momento das partidas. Depois disso, cada instituição poderá se organizar para transmitir os jogos do Brasil dentro de suas dependências. Não é permitido liberar os alunos. Também sugere-se que os professores abordem o tema da Copa do Mundo em sala de aula.
Já a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed) determina que as escolas municipais sigam o que está estipulado no decreto que altera o expediente de funcionamento do serviço público nos dias em que houver jogos da Seleção Brasileira.
A lei vai liberar os funcionários antes do início das partidas. Quando os jogos forem às 13h, o expediente será das 7h30min às 12h30min. Quando forem às 16h, será das 8h30min às 14h30min. A mesma norma vale para as instituições de Ensino Fundamental, Educação Infantil e creches conveniadas. A Smed reforça que os alunos estarão liberados antes do início das partidas.
Por sua vez, o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) observa que as escolas privadas têm autonomia para definir suas atividades nos dias de jogos da Seleção Brasileira. Pediu, no entanto, que as instituições que optarem por suspender as aulas em dias de partidas avisem as famílias antecipadamente.
O Colégio Anchieta, instituição privada em Porto Alegre, informou que irá transmitir as partidas em sala de aula. Os familiares terão a opção de buscar os alunos caso desejarem, mas as atividades acadêmicas seguirão normalmente. O Colégio Israelita Brasileiro seguirá a mesma linha: haverá transmissão dos jogos do Brasil na escola, e os familiares têm liberdade para buscar os estudantes mais cedo, caso desejarem.