O mistério sobre quem defenderá o Brasil na Copa do Catar chegará ao fim nesta segunda-feira (7). Às 13h, no Rio de Janeiro, o técnico Tite divulgará a lista com os 26 convocados. O nomes foram definidos pela comissão técnica em uma reunião na última sexta-feira (4). Para o público, ainda existem dúvidas em todos os setores. No entanto, a convocação não deverá apresentar surpresas.
Onde assistir à convocação da Seleção Brasileira
- GZH acompanhará a convocação em tempo real;
- O Sala de Redação fará acompanhamento especial a partir das 12h45min;
- RBS TV, SporTV e ESPN Brasil anunciam transmissão.
Dos 26 nomes que serão anunciados pelo treinador, cerca de 18 podem ser considerados garantidos no Catar. Na defesa, o setor com menor chance de surpresas é o gol. Alisson, Ederson e Weverton se solidificaram na posição.
A principal dúvida do treinador está na formação do sistema defensivo. Para a lateral direita, Danilo está confirmado, porém seu reserva ainda é uma incógnita. Daniel Alves não atua no Pumas-MEX desde setembro em razão de uma lesão no joelho. Emerson Royal é titular do Tottenham, porém não participou dos últimos jogos da Premier League por ter sido expulso. A indisciplina em campo, inclusive, pode ser um dos fatores levados em conta por Tite para não levá-lo ao Catar, já que Emerson também foi expulso nas Eliminatórias, diante do Equador.
A falta de um segundo lateral-direito confiável pode fazer com que o técnico da Seleção Brasileira convoque um zagueiro a mais na lista e tenha Éder Militão como alternativa para atuar no lado direito da defesa. Junto de Marquinhos e Thiago Silva, Militão está confirmado na Copa. Gabriel Magalhães, Lucas Veríssimo, Roger Ibañez e Bremer estão na disputa — este, porém, recupera-se de uma lesão muscular e ainda não retornou aos gramados.
O setor de volantes é outro que está praticamente definido com Casemiro, Fabinho, Fred e Bruno Guimarães — este vive grande fase no Newcastle, terceiro colocado na Premier League. Douglas Luiz seria um quinto nome, porém Tite deve usar as vagas excedentes para convocar jogadores do setor ofensivo.
Principal jogador do Brasil na última Copa do Mundo, Philippe Coutinho não irá ao Catar em razão de uma lesão muscular. Após a vitória do Aston Villa sobre o Manchester United, no último domingo, o técnico do time de Birmingham, Unai Emery, não soube estimar o tempo de recuperação. No entanto, a imprensa inglesa projeta dois meses de ausência do meia. Sendo assim, crescem as chances de Everton Ribeiro ser convocado para juntar-se a Lucas Paquetá no grupo de meias-armadores da Seleção Brasileira.
No ataque, os jogadores brasileiros vivem grande fase. Neymar, Vinicius Júnior e Antony são protagonistas em seus clubes. Além disso, outros nomes também estão em bom momento, como Rodrygo, Raphinha e Gabriel Jesus. Ausente dos últimos jogos do Tottenham por uma lesão, Richarlison estará recuperado para iniciar a Copa como o centroavante titular.
O trabalho de Tite será conseguir convocar todos os atacantes, pois a disputa é acirrada. Pedro, do Flamengo, vive o auge da carreira e subiu degraus na escala do treinador. Matheus Cunha, por outro lado, é reserva do Atlético de Madrid e pode ficar de fora. Roberto Firmino, em alta no Liverpool, pode se encaixar pela versatilidade de atuar como meia-ofensivo.
Os convocados por Tite se apresentarão em Turim, na Itália, em 14 de novembro, para finalizar a preparação. No Grupo G, além de Brasil e Sérvia, também estão Suíça e Camarões.
Quando serão os jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022
- 24/11 - Brasil x Sérvia - 16h (de Brasília)
- 28/11 - Brasil x Suíça - 13h (de Brasília)
- 2/12 - Camarões x Brasil - 14h (de Brasília)