Alemanha, Espanha e Bélgica estreiam na Copa do Mundo do Catar nesta quarta-feira (22). O dia, no entanto, tem início com os croatas, vice-campeões de 2018, enfrentando Marrocos a partir das 7h (horário de Brasília), no Estádio Al Bayt.
É na sequência, às 10h, que os alemães entram em campo para duelar contra o Japão no Estádio Internacional Khalifa. Eles são seguidos, às 13h, pelos espanhóis, que enfrentam a Costa Rica no Estádio Al Thumama. Fechando o dia, às 16h, Bélgica e Canadá medem forças no Estádio Al Rayyan.
Confira em quem ficar de olho nestes jogos:
Geração belga
Algoz do Brasil em 2018, quando eliminou a seleção nas quartas de final por 2 a 1, a Bélgica retorna à Copa do Mundo depois de conquistar um terceiro lugar na Rússia, em sua melhor participação no torneio até hoje, tendo perdido a semifinal para a França, que se tornaria a grande campeã.
Entre os trunfos belgas está Thibaut Courtois, 30 anos, que garantiu o Troféu Yashin de melhor goleiro do mundo, entregue junto à cerimônia da Bola de Ouro, em outubro deste ano, em Paris. Aos jornalistas no evento, após sua vitória, ele destacou que tem confiança em toda a atual "geração belga" para uma participação memorável na Copa do Mundo:
— Temos uma grande equipe com Kevin (de Bruyne), Eden (Hazard) e Romelu (Lukaku) e podemos fazer algo grande — afirmou.
Juventude espanhola
Quem também pode fazer algo grande no Catar é a Espanha. A seleção, renovada desde o título na Copa do Mundo de 2010, traz uma nova geração à campo que conta com jovens como Pedri e Gavi. Amigos e companheiros de meio-campo, aos 19 e 18 anos, respectivamente, eles têm semelhanças na rápida trajetória até a equipe de Luis Enrique.
Atuando pelo Barcelona desde 2020, Pedri vem se destacando tanto pelos gols, quanto pelas assistências dentro do time espanhol. A fase do jogador vem sendo tão brilhante que não faltaram comparação ao ídolo espanhol Andrés Iniesta, pela característica de jogo de ambos, como o bom passe e capacidade de manter a posse de bola.
Já Martín Páez Gavira "Gavi", também do Barcelona, recebeu das mãos do próprio Pedri na cerimônia da Bola de Ouro 2022 o Prêmio Kopa, entregue ao melhor jogador com menos de 21 anos, sucedendo ao seu parceiro no clube catalão, o que o colocou como o "novo Xavi" do "novo Iniesta".
Estreia da Alemanha
Tetracampeã em Copas do Mundo e responsável pelo trágico 7 a 1 que eliminou o Brasil, em casa, em 2014, a Alemanha faz sua estreia no torneio nesta quarta-feira (23), contra o Japão. Após cair na fase de grupos na Copa da Rússia, a equipe vive um novo momentos desde que Hansi Flick assumiu como técnico.
Entre as referências do time estão o goleiro Neuer, de 36 anos, e o meia Thomas Müller, de 33, ambos presentes no título de 2014 e indo para sua quarta Copa do Mundo no Catar. O trio de volantes formado por Kimmich (Bayern), Kroos (Real Madrid) e Gundogan (Manchester City) dita o ritmo do qualificado meio-campo alemão.
O atacante Leroy Sané, de 26 anos, é outro destaque, mas deve desfalcar a Alemanha no jogo de estreia, por conta de uma lesão no joelho.