Parecia que a Croácia daria adeus mais cedo à Copa do Mundo quando Davies fez o gol do Canadá logo no primeiro minuto de jogo. Mas os croatas viraram ainda no primeiro tempo e construíram goleada de 4 a 1 na etapa final — gols de Kramaric, duas vezes, Livaja e Majer.
As duas equipes voltam a jogar na próxima quinta, ao meio-dia. Assim, o panorama do grupo F tem os croatas em primeiro, com saldo três, e Marrocos, com saldo dois, ambos com quatro pontos, depois os belgas, em terceiro, com três pontos, e os canadenses, com zero.
O Canadá, que não tem mais chances de classificação para as oitavas de final, enfrenta Marrocos. Já os croatas terão a Bélgica pela frente, em briga direta por uma vaga na próxima fase da Copa do Mundo.
Uma novidade no time croata em relação à estreia: o meia-atacante Vlasic deixou o time para a entrada de Livaja na posição. Livaja já tinha entrado em campo quando substituiu Kramaric aos 24 minutos do segundo tempo da partida contra o Marrocos. O técnico John Herdman promoveu também uma mudança em relação ao time de estreia na Copa. Saiu Hoilett e entrou Larin no ataque.
Ao um minuto e oito segundos, um feito histórico para os canadenses. Buchanan cruzou na área, na cabeça de Alphonso Davies, que havia perdido um pênalti contra a Bélgica, mas que dessa vez não desperdiçou. Placar aberto e o primeiro gol do Canadá na história das Copas do Mundo e também o gol mais rápido do Mundial do Catar. Estrela do Bayern de Munique, o lateral é nascido em Gana e tem origem liberiana.
A resposta croata veio logo em seguida, aos seis minutos. Kramaric cruzou, a bola desviou na marcação e quase surpreendeu o goleiro canandense, que fez a defesa em dois tempos. O gol sofrido pareceu assustar a Croácia. Sabendo que precisava da vitória, o time europeu tentava chegar de maneira desajeitada ao gol dos canadenses. Com a vantagem no placar, o Canadá tentava se aproveitar dos contra-ataques, mas esbarrava nos erros de passes.
Os croatas até chegaram ao empate. Kramaric recebeu na frente, limpou dois marcadores e marcou. No entanto, o bandeira marcou o impedimento na origem da jogada, anulando o gol do time da Croácia. Aos 36, nem o VAR conseguiu impedir o gol de empate. Em uma triangulação pelo lado esquerdo de ataque, Perisic achou Kramaric dentro da área e o camisa 9 chutou no cantinho do goleiro Borjan - empatando o marcador no Catar.
E a virada não demorou a chegar. Sete minutos depois do primeiro gol, em um contra-ataque, Livaja recebeu na entrada da área e arriscou dali mesmo. O chute de pé direito teve o caminho do gol e fez o segundo dos croatas, virando ainda no primeiro tempo.
Precisando da vitória para seguir vivo na Copa, o Canadá voltou com duas mudanças em relação ao primeiro tempo. Osorio e Koné entraram nos lugares de Larin e Eustáquio. Apesar disso, foram os croatas que seguiram pressionando, praticamente como se a etapa final não tivesse acabado.
Logo aos oito minutos, Modric deu um passe para Kramaric dentro da área. O camisa 9 bateu de primeira, mas o arremate foi defendido pelo goleiro, que mandou para escanteio. A resposta do Canadá veio no lance seguinte. David bateu da entrada da área, mas Livakovic, com a ponta dos dedos, conseguiu fazer a defesa.
Aos 24 minutos, Perisic inverteu a bola no pé de Kramaric que, dentro da área, dominou já driblando o marcador. De canhota, mandou no canto do goleiro Borjan, marcando o terceiro gol dos croatas na partida, dando um pouco mais de alívio aos atuais vice-campeões mundiais.
A Croácia, sabendo que o saldo de gols pode ser importante para a classificação, seguiu pressionando o Canadá. A seleção europeia quase ampliou o marcador numa movimentação rápida do ataque e o goleiro Borjan fez duas defesas providenciais para evitar o quarto gol.
Já nos acréscimos, Miller vacilou. Orsic avançou com a bola e tocou para Majer, dentro da área, que só teve o trabalho para empurrar para as redes, garantindo mais um gol no saldo em uma eventual decisão na última rodada.
Copa do Mundo — Grupo F — 27/11/2022
CROÁCIA (4)
Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa; Modric (Pasalic, 42’/2T), Brozovic e Kovacic (Majer, 42’2T); Livaja (Petkovic, 14’/2T), Kramaric (Vlasic, 27’/2T) e Perisic (Orsic, 40’/2T). Técnico: Zlatko Dalic.
CANADÁ (1)
Borjan; Johnston, Vitoria e Miller; Laryea (Hoilett, 16’/2T); Hutchinson (Adekugbe, 28’/2T), Eustáquio (Koné, INT)), Buchanan e Davies; David (Cavallini, 28’/2T) e Larin (Osorio, INT). Técnico: John Herdman
GOLS: Davies (CAN), ao um minuto; Kramaric, aos 35 do primeiro tempo e aos 24 do segundo, Livaja, aos 42 do primeiro, e Majer, aos 48 da etapa final.
AMARELOS: Buchanan (CAN), Miller (CAN), Lovren (CRO) e Modric (CRO)
ARBITRAGEM: Andres Cabrera, auxiliado por Nicolas Taran e Martin Soppi (trio uruguaio). VAR: Mauro Vigliano (ARG)
LOCAL: Estádio Khalifa, em Al Rayyan