A goleada da Espanha contra a Costa Rica e a derrota da Alemanha para o Japão permitem que o Grupo E seja definido já na segunda rodada da Copa do Mundo 2022. Os espanhóis chegarão a seis pontos se derrotarem os alemães, assim como os japoneses, se ganharem dos costa-riquenhos.
Se confirmada a vitória espanhola e o Japão apenas empatar o próximo confronto, chegando a quatro pontos, os tetracampeões também estarão eliminados na fase de grupos, a segunda vez seguida.
Espanha e Alemanha se enfrentam na última partida do domingo (27), às 16h, no Estádio Al Bayt. Abrindo o dia, Japão e Costa Rica jogam às 7h, no Ahmed bin Ali.
Na Copa de 2018, os alemães caíram precocemente na primeira fase, cumprindo a "maldição" de campeões mundiais sendo eliminados nos grupos da edição posterior ao título. A equipe também foi eliminada de cara em 1938, época em que o torneio se iniciava nas oitavas de final e tinha jogos extras para os perdedores.
A Alemanha também estreou com derrota na edição disputada na Rússia, perdendo para o México, pelo placar de 1 a 0. Depois, até chegaram a vencer a Suécia por 2 a 1, mas foram derrotados para a Coreia do Sul por 2 a 0 e voltaram mais cedo para casa.
A Costa Rica também caiu do último Mundial de forma precoce, somando apenas um ponto no grupo do Brasil. Apesar de ser uma seleção considerada mais fraca, em 2018 foi depositada uma alta expectativa na equipe do goleiro Keylor Navas e cia após passar de fase na Copa de 2014 em um grupo com três campeões mundiais (Uruguai, Itália e Inglaterra).