Em 24 de novembro, Brasil e Sérvia se enfrentam pela primeira rodada do Grupo G da Copa do Mundo. A maior competição de futebol do planeta, porém, começa três dias antes, quando Catar e Equador se enfrentam a partir das 15h no Al Bayt Stadium.
A 30 dias do início da busca pelo hexa, a Seleção Brasileira vive bom momento, enquanto seus jogadores são protagonistas no cenário europeu e brasileiro. Ao técnico Tite, que quebrou uma série de recordes nas Eliminatórias, este período restante será de definição dos últimos nomes da lista de 26 convocados.
A Seleção será convocada para a Copa no dia 7 de novembro. Até esta sexta (21), porém, a comissão técnica precisa entregar à Fifa uma pré-lista de 55 possíveis convocados. Por ser uma relação maior, esta convocação costuma apresentar algumas surpresas. Contudo, a divulgação não é obrigatória e, ao que tudo indica, não deve ser feita pela CBF.
Dos 26 nomes, 23 estão praticamente confirmados. Resta a definição da convocação de mais um zagueiro, um lateral-direito e um meia ou atacante. A disputa está acirrada e as próximas duas semanas do calendário serão definitivas.
Para a lateral direita, Danilo está confirmado, porém seu reserva ainda é uma incógnita. Daniel Alves não atua no Pumas-MEX desde setembro em razão de uma lesão no joelho. Emerson Royal é titular do Tottenham, porém não participou dos últimos jogos da Premier League por ter sido expulso. A indisciplina em campo, inclusive, pode ser um dos fatores levados em conta por Tite para não levá-lo ao Catar, já que Emerson também foi expulso nas Eliminatórias, diante do Equador.
A falta de um segundo lateral-direito confiável pode fazer com que o técnico da Seleção Brasileira convoque um zagueiro a mais na lista e tenha Éder Militão como alternativa para atuar no lado direito da defesa. Junto de Marquinhos e Thiago Silva, Militão está confirmado na Copa. Gabriel Magalhães, Lucas Veríssimo, Roger Ibañez e Bremer estão na disputa — este, porém, recupera-se de uma lesão muscular e ficará afastado por 20 dias, retornando nas vésperas da convocação.
No setor ofensivo, os jogadores da Seleção Brasileira vivem grande fase. Neymar, Vinicius Júnior, Gabriel Jesus, Raphinha e Antony são protagonistas em seus clubes. Além disso, outros nomes também estão em bom momento.
O trabalho de Tite será conseguir convocar todos os jogadores, pois a disputa é acirrada. Pedro, do Flamengo, vive o auge da carreira e subiu degraus na escala do treinador. Matheus Cunha, por outro lado, é reserva do Atlético de Madrid e pode ficar de fora. Roberto Firmino, em alta no Liverpool, pode se encaixar pela versatilidade de atuar como meia-ofensivo.
Na última semana, além de Bremer, Lucas Paquetá e Richarlison também acabaram se lesionando em jogos pelos campeonatos europeus. Por um problema na clavícula, o meia do West Ham ficará afastado por duas semanas e não é uma preocupação para a convocação. O mesmo vale para o Pombo, que lesionou a panturrilha e ficará afastado pelo mesmo período.
Caso eles não fiquem à disposição, crescem as chances de Everton Ribeiro e Matheus Cunha ou Gabriel Martinelli serem chamados para o Catar. Os convocados por Tite se apresentarão em Turim, na Itália, em 14 de novembro, para finalizar a preparação. No Grupo G, além de Brasil e Sérvia, também estão Suíça e Camarões.
Raio X da possível lista
Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Ederson (Manchester City)
- Weverton (Palmeiras)
Lateral direita
- Danilo
- (Vaga em aberto - pode ser de Daniel Alves, do Pumas, Émerson Royal, do Tottenham, ou mais um zagueiro)
Zagueiros
- Thiago Silva (Chelsea)
- Marquinhos (PSG)
- Éder Militão (Real Madrid)
- (Vaga em aberto - pode ser Gabriel Magalhães, do Arsenal, Bremer, da Juventus, Lucas Veríssimo, do Benfica, ou Roger Ibañez, da Roma)
Lateral esquerda
- Alex Sandro
- Alex Telles
* Renan Lodi (Nottingham Forest) é alternativa
Volantes
- Casemiro (Manchester United)
- Fabinho (Liverpool)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Fred (Manchester United)
* Douglas Luiz (Aston Villa) e Gérson (Olympique de Marselha) são alternativas
Meias
- Lucas Paquetá (West Ham)
- Philippe Coutinho (Aston Villa)
- Neymar (PSG)
- (Vaga em aberto - pode ser de Everton Ribeiro, do Flamengo, ou de Roberto Firmino, do Liverpool)
Atacantes
- Raphinha (Barcelona)
- Vinicius Júnior (Real Madrid)
- Antony (Manchester United)
- Richarlison (Tottenham)
- Gabriel Jesus (Arsenal)
- Rodrygo (Real Madrid)
- Pedro (Flamengo)
* Gabriel Martinelli (Arsenal) e Matheus Cunha (Atlético de Madri) são alternativas