A Copa do Catar será a terceira de Neymar e talvez a última. Em duas participações, o camisa 10 da Seleção Brasileira construiu estatísticas significativas, embora não tenha chegado à final em nenhuma delas.
Em 2010, o então atacante do Santos foi preterido por Dunga. Quatro anos depois foi convocado por Felipão. Há oito anos, foi o principal nome da equipe até se lesionar nas quartas de final ao receber um joelhaço nas costas desferido pelo colombiano Zúñiga. A lesão vertebral o tirou da semifinal contra a Alemanha, o que o fez passar incólume ao 7 a 1. Na Copa da Rússia, voltou a ser o astro brasileiro, mas não conseguiu evitar a eliminação para a Bélgica.
Dependendo do desempenho do time de Tite no Catar, o jogador do PSG pode cravar o seu nome entre os principais brasileiros a terem disputado um Mundial.
Neymar entrou em campo em 10 partidas — seis vitórias,três empates e uma derrota —, fazendo parte de um grupo com Fernandinho, Juan, Júnior, Kaká, Marcelo, Müller, Ronaldinho, Sócrates, Willian, Vavá e Zito que tem o mesmo número de presenças.
Se a Seleção chegar à final ou disputar a decisão do terceiro lugar e o atacante for escalado em todos os jogos, ele chegará a 17 partidas, se igualando a Lúcio e Roberto Carlos, que aparecem na quinta posição de atletas que mais jogaram pelo Brasil em Copas. A primeira pertence a Cafu, com 20 partidas, seguido por Ronaldo (19) e Taffarel e Dunga (18).
Com seis gols, Neymar é o nono maior artilheiro brasileiro em Copas ao lado de Bebeto e Rivellino. A lista é liderada por Ronaldo, com 15 gols. O próximo da lista é Caraca, com sete gols.
Os números de Neymar em Copas:
- Edições que participou: 2
- Jogos: 10
- Vitórias: 6
- Empate: 3
- Derrota: 1
- Gols: 6