O programa No Mundo da Copa, da Rádio Gaúcha, deste sábado (18), repercutiu a classificação da Costa Rica à Copa do Mundo do Catar. Na terça-feira (14), ao bater a Nova Zelândia na repescagem, o país da América Central entrou no grupo E do mundial. Os adversários não são fáceis: Alemanha, Espanha e Japão.
Eduardo Gabardo entrevistou Alexandre Guimarães, 62 anos, ex-jogador e ex-técnico da seleção da Costa Rica, agora no América de Cali. Nascido no Brasil, ele se naturalizou costarriquenho e participou de três Copas pelo país: em 1990 esteve dentro de campo, e comandou a seleção em 2002 e 2006.
Guimarães é pai de Celso Borges, meia que disputará sua terceira Copa do Mundo pela Costa Rica. O atleta jogou nas de 2014 e 2018 e é titular no time que vai atuar no Catar. A família participou de todos os mundiais do país.
— Todo mundo agora está feliz. Eu tô feliz "dobrado". Meu filho pode jogar a sua terceira Copa do Mundo. Pra ele, é excepcional — comemorou o pai.
Na entrevista, Guimarães também falou sobre a dificuldade que a Costa Rica terá no seu grupo, a necessidade de melhorar o setor ofensivo da seleção e as características de uma base que envelheceu. O América de Cali, time comandado pelo treinador, também foi assunto.